ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Logo Cartografias
Boas Práticas
Anos Iniciais
Ciência para meus ouvidos!
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Rivadávia Manoel Pinto - 10ª CRE
Avenida Litorânea S/N - Guaratiba
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Karina Trotta
Professora das séries iniciais do Ensino Fundamental na rede de ensino do Rio de Janeiro desde 2021. Pedagoga pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com especializações em supervisão educacional e educação corporativa. Com mais de 20 anos de experiência na área de educação atou nos programas TRANSFORMA - programa de educação dos Jogos Rio 2016 e NAVE – Núcleo Avançado em Educação. É defensora da escola pública de qualidade para todos.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF anos iniciais
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
4º ano
OBJETIVOS
O principal objetivo da prática era mostrar aos alunos o quanto as canções trazem elementos da Ciência em seus versos. A música escolhida para esta prática foi "Dois rios" do grupo Skank. Além das inúmeras habilidades de Língua Portuguesa que é possível desenvolver através de uma canção, consolidamos o aprendizados sobre os movimentos cíclicos da Terra: Rotação e Translação, que dão origem aos dias e noites, anos e suas estações.
HABILIDADES
4º ano - Ciências - Identificar os componentes bióticos e abióticos presentes nos ecossistemas.
4º ano - Ciências - Reconhecer a importância do uso de calendários para a organização do tempo, associando-o ao movimento cíclico da Terra.
4º ano - Língua Portuguesa - Explorar oralmente a finalidade de diferentes textos pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas.
4º ano - Língua Portuguesa - Identificar a finalidade de diferentes textos pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas.
4º ano - Língua Portuguesa - Localizar informações explícitas, literalmente expressas no texto.
4º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os elementos estruturais de texto em versos (verso, estrofe, rima, ritmo etc).
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto/2023 até Setembro/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

A partir do conteúdo Movimentos cíclicos da Terra presente na apostila Rioeduca no 2º semestre do 4º ano, planejei uma sequência didática multidisciplinar incluindo habilidades de Língua Portuguesa e linguagem através de desenhos. A sequência foi dividida em 4 etapas:

1 - Exibição dos movimentos cíclicos da Terra por meio de vídeos para facilitar a visualização e compreensão

2 - Realização das atividades propostas na apostila

3 - Apresentação e interpretação da música "Dois Rios" do grupo Skank para identificação das características do gênero textual canção, localização das rimas nos versos, identificação de substantivos, adjetivos e verbos no texto e reconhecimento dos movimentos cíclicos na canção

4 - Produção de desenhos a partir da interpretação da canção

5 - Construção de galeria de arte nas janelas da sala: exposição dos trabalhos.

As músicas são excelentes ferramentas pedagógicas, pois costumam engajar bastante os estudantes. Tal recurso permite trabalhar habilidades de interpretação textual e questões gramaticais de forma muito fluida. Através destas atividades, foi possível verificar o quanto o conteúdo de Ciências foi assimilado de forma lúdica. Outro ponto que merece destaque é o fato ds estudantes gostarem muito de se expressar por meio de desenhos. Eles ficam muito orgulhos de terem seus trabalhos expostos. Eu acredito no potencial pedagógico dos murais e exposições produzidos pelos estudantes, reforçando o seu protagonismo.
Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.