• Refletir sobre a importância da prática coletiva e individual da leitura com as crianças.
• Valorizar o ato da leitura como um instrumento de relevância histórica, social e cultural para as crianças e suas famílias.
• Reconhecer as diferentes formas de produção literária, através do cotidiano das infâncias.
• Dialogar com professores e professoras do Grupamento do Maternal sobre a prática da leitura e sua importância na construção do hábito e desenvolvimento de leitores.
• Ampliar os contextos de leituras para crianças bem pequenas.
• Reconhecer a literatura no currículo carioca da educação infantil.
Este é um relato de prática que fez parte do percurso formativo 2023 direcionado às professoras que atuam em turmas de Maternal da 4ªCRE e teve como participantes, entre PEIs e PAEIs, o quantitativo de 56 professoras.
A proposta foi refletir sobre a literatura na educação infantil e, mais especificamente nas turmas de Maternal, fazendo links diretos entre as teorias e documentações apresentadas com as práticas cotidianas e possibilidades de novas formas de utilizar a literatura na primeira infância.
Inicialmente solicitamos que cada professora levasse para o encontro um livro que costuma usar com as crianças e partilhasse com o grupo. Essa dinâmica por si só já alcançou muitas boas interações e reflexões, desde as formas de ilustrações apresentadas nos livros até as questões de diversidade étnico racial. Em um segundo momento foi apresentado, em forma de linha do tempo, algumas legislações, programas e projetos de incentivo à leitura , tanto de esfera federal como municipal, que se comprovaram na prática, pois vários do livros levados pelas professoras eram exemplos concretos do que estava na apresentação: Livros do PNBE, Livros do PNLD Literário, livros do Rio de Leitores, Minha primeira Biblioteca... Isso deu a elas uma visão mais ampla da mobilização social através de políticas públicas da importância da leitura desde a primeira infância. Destacamos também a correlação da literatura com as crianças de maternal que, mesmo não tendo as habilidades de decodificação da escrita, fazem suas leituras a partir de suas experiências e vivências (leitura de mundo) em um mundo letrado que deve ser apresentado e incentivado pelas próprias professoras. Ressaltamos também a referência do tema no currículo carioca da Educação Infantil, o que as faz ver cada vez mais que o nosso Currículo é um documento que nos serve de apoio para as nossas práticas e que ele orienta de forma alinhada com a BNCC e os outros documentos orientadores sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil.