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Boas Práticas
Anos Iniciais
Conhecendo a cultura chinesa
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Sun-yat-sen - 11ª CRE
Rua Demétrio de Toledo 21 - Tauá
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Juliana dos Santos Gonçalves Couto
Formada em Licenciatura - Educação Artística pela UFRJ e com Pós-graduação Lato Sensu em Arteterapia - Educação e Saúde, em 2002. Leciono há 21 anos, sendo 16 desses, na Rede Municipal de Ensino da Prefeitura do Rio de Janeiro. Atuei em todos os segmentos, da Educação Infantil ao EJA nas disciplinas Artes Visuais, Literaturas na Infância e Projeto de Vida Sustentável. A questão da sustentabilidade é agregada ao contexto artístico de forma lúdica, promovendo a reutilização de materiais visando desenvolver as potencialidades criativas dos educandos. Em 2019, foi desenvolvido o projeto na E.M. Magdalena Tagliaferro alusivo à cultura nordestina e, ao longo do ano mencionado, foram produzidos diversos trabalhos sobre o tema, e o mesmo foi registrado no portal da MultiRio. Além disso, há na plataforma Paulo Freire, menção às atividades desenvolvidas pela professora nos Percursos Pedagógicos. Participei, em 2022,da II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PI Artes Plásticas
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º ano
OBJETIVOS
O objetivo principal do projeto visou estimular o protagonismo discente através de uma abordagem lúdica da cultura chinesa e sua diversidade permeando todo o processo do fazer artístico. A exposição dos trabalhos incentivou a observação de diversas vertentes acerca da cultura chinesa como: tradições, arte, arquitetura e indumentária. O projeto agregou a percepção da identidade e da ancestralidade chinesa em suas múltiplas plasticidades e destacou a associação ao belo que é inerente a todas as culturas. Aproximar os educandos à relevância do tema foi um objetivo essencial a todo o processo criativo a partir dos referenciais trabalhados e dinamizados. Nas aulas de Artes Visuais cada discente foi estimulado a realizar atividades artísticas alusivas à cultura chinesa, oportunizando a cada um deles: o conhecimento do país trabalhado no projeto; observando aspectos sociais, geográficos e históricos, estabelecendo relações entre o país estudado e o que vivemos. Além disto, os educandos foram levados a perceber a pluralidade étnica e cultural existente em nossa sociedade, desenvolvendo a tolerância e respeito a valores diferentes dos seus. A compreensão da influência do povo chinês em nossa cultura, através da fruição de imagens e exposição dos trabalhos constituiu um dos objetivos elencados na proposta desenvolvida, oportunizando a aquisição de novos conhecimentos por parte da comunidade escolar na ocasião da culminância apresentada na Esteira Cultural da unidade escolar.
HABILIDADES
1º ano - Artes Visuais - Educação Física: Usar variados jogos e brincadeiras, de forma individual, coletiva inclusiva, valorizando seu caráter lúdico. Artes Visuais: Valorizar a sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante de grupos de convívio. Identificar formas distintas das artes visuais, utilizando-se de suas percepções (órgãos dos sentidos); Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.) no fazer artístico.
2º ano - Artes Visuais - Educação Física: Usar variados jogos e brincadeiras, de forma individual, coletiva inclusiva, valorizando seu caráter lúdico. Artes Visuais: Valorizar a sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante de grupos de convívio. Identificar formas distintas das artes visuais, utilizando-se de suas percepções (órgãos dos sentidos); Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.) no fazer artístico.
3º ano - Artes Visuais - Educação Física: Usar variados jogos e brincadeiras, de forma individual, coletiva inclusiva, valorizando seu caráter lúdico. Artes Visuais: Valorizar a sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante de grupos de convívio. Identificar formas distintas das artes visuais, utilizando-se de suas percepções (órgãos dos sentidos); Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.) no fazer artístico.
4º ano - Artes Visuais - Identificar pela apreciação práticas musicais diversos reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana. Educação Física: Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena.
5º ano - Artes Visuais - Identificar pela apreciação práticas musicais diversos reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana. Educação Física: Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2023 até Junho/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

O projeto articulou-se com a proposta pedagógica a ser desenvolvida por todos os docentes da unidade escolar, em consonância à comemoração dos sessenta anos de fundação da mesma cujo patrono é o líder republicano chinês Sun-Yat-Sen.Nas aulas de Artes Visuais do Ensino Fundamental I foram desenvolvidas atividades relacionadas à cultura chinesa de forma lúdica e dinâmica. O Tangram foi trabalhado com as turmas do 1° e 2° anos com a apresentação da sua lenda e as possibilidades imagéticas a serem construídas. As turmas do 3° ano confeccionaram Leques chineses com pratos de papelão e tintas . Bonecos de papel com indumentárias tradicionais da China foram realizados pelos alunos do 4° ano e, os discentes do 5° ano elaboraram dedoches baseados no horóscopo chinês. Além disto, foram confeccionadas dobraduras

,desenhos entre outras produções artísticas alusivas à cultura chinesa . Foi feita uma eleição para a escolha do mascote comemorativo aos sessenta anos da escola. A escola foi confeccionada em formato de pagode chinês para homenagear o seu aniversário.

A pluralidade cultural chinesa agregou novos conhecimentos à comunidade escolar através dos trabalhos realizados e expostos. Dessa maneira, constatou -se que o estímulo à valorização cultural chinesa logrou êxito, através de uma aprendizagem lúdica e dinâmica, na qual aos alunos foi oportunizado o reaproveitamento de materiais, a percepção e a identificação da cultura chinesa na execução das atividades propostas. A adequação dos conteúdos e das atividades à faixa etária discente foi um aspecto importante à condução do projeto e à consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo do desenvolvimento do mesmo. A construção de uma aprendizagem significativa e do protagonismo discente permeou todo o processo de ensino no referido projeto.
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