A fim de atingir diferentes habilidades de priorização curricular, que dialogavam entre si, criamos uma unidade temática "Escravidão e formação do Brasil colonial". Nas primeiras aulas dessa unidade, debatemos o primeiro episódio da série "Guerras do Brasil.doc" e o filme "Amor e Fúria", que apresentam as principais características e a complexidade dos povos originários do Brasil e como essas características foram (e são) intensamente combatidas pelos europeus. O filme "Amor e Fúria" serviu de link para a construção da aula sobre escravização da população negra (pois ele retrata a ação dos negros na Balaiada e suas lutas contra a opressão). Nas aulas seguintes discutimos o segundo episódio da série "Guerras do Brasil" e dois episódios da série "Rainhas Africanas" (sobre a rainha Nzinga). Estes filmes foram exibidos com o objetivo de apresentar dois importantes aspectos positivos da cultura negra, a resistência e a resiliência, e reforçar que fomos reis e rainhas (além de conhecer a diversidade das experiências históricas africanas e entender a dinâmica do tráfico de escravizados).
Após essa série de aulas os alunos estavam preparados para construir a atividade "Sankofa". Com o apoio da atividade 11, da página 167, da apostila do 2º semestre/7º ano, que apresenta a obra do artista Luang Senegambia, expliquei o que era "Sankofa" e pedi que os alunos elaborassem desenhos que retratassem os negros contemporâneos.
Os desenhos foram colocados em mural, o "Sankofa". Em um primeiro plano podemos dizer que a exibição de seus desenhos em lugar de destaque reforçou duplamente suas identidades. Primeiro, por legitimar como arte e como valorada a sua pintura; segundo, por colocar a população negra em um lugar de destaque, de valorização dentro da comunidade escolar. Os relatos dos alunos reforçam essa análise ao destacarem:
- a beleza negra - "bom eu não sou preta, mas conheço pessoas que são e eu acho em si um preto ou uma preta bonita";
- a cultura rica, reconhecendo o cabelo como símbolo de resistência e resiliência - "o corte do jaca que tá na moda anos já" ou "as tranças da cultura africana carregam uma bagagem ancestral muito forte e hoje em dia continuam trazendo o significado da sobrevivência";
- a ancestralidade "real" - "Yemanjá, uma das rainhas da água, uma figura bem cultuada e muito respeitada";
- a conexão com a população indígena - "a pequena sereia significa uma princesa negra e indígena"