ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
PSE Carioca
Gentileza gera gentileza na conscientização de todos os cuidados necessários para a saúde sexual da mulher na adolescência
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Eunice Weaver - 7ª CRE
Rua Tribuna 47 - Taquara
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
8º ano
9º ano
OBJETIVOS
Esclarecer informações acerca da sexualidade, sistema reprodutor humano feminino, gravidez na adolescência e prevenção ao HIV/IST (infecção sexualmente transmissível), a fim de promover reflexões e discussões sobre as consequências do sexo inseguro como o surgimento de uma IST e/ou gravidez precoce e indesejada, auxiliando as educandas nas suas escolhas e no desenvolvimento de atitudes saudáveis e responsáveis. Por fim, proporcionamos às nossas adolescentes esclarecimentos seguros sobre estes temas, de forma presencial, pois informações equivocadas, nas mídias sociais, sobre sexualidade contribuem para a vulnerabilidade das mesmas frente a tais situações.
HABILIDADES
8º ano - Ciências - Identificar, em esquemas, modelos ou imagens, os órgãos do sistema reprodutor masculino e feminino.
8º ano - Ciências - Reconhecer a importância da utilização responsável do método mais adequado (preservativo masculino) na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
9º ano - Ciências - Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e o sistema nervoso.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio/2023 até Dezembro/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
A E/CRE (07.16.040) EM Eunice Weaver tem o compromisso de gerar impacto positivo na vida dos alunos através de projetos que oportunizem ao corpo discente vivenciar de forma diferenciada diversos aspectos do meio em que está inserido, sendo também uma forma de favorecer, além da interdisciplinaridade, a contextualização e aspectos de grande relevância na sua formação escolar. Pensando nisso, nossa Escola através do seu Projeto Político-Pedagógico anual, inspirado no Profeta Gentileza, entende que a educação sexual não é de responsabilidade somente dos profissionais de saúde, pelo contrário, ela deve ser debatida nas escolas, nas famílias, nas redes sociais, e em espaços de convivência dos adolescentes. Por isso, ela é uma das ações mais importantes para que adolescentes gerem gentileza com os seus próprios corpos adotando práticas que promovam a prevenção da gravidez precoce assim como ISTs. Nesse intuito, nossa escola firmou uma parceria com o Instituto Senador Nelson Carneiro, que tem como uma de suas missões promover ações efetivas para preservar os direitos de adolescentes, e a Escola de Enfermagem Alfredo Pinto EEAP-UNIRIO na pessoa da sua Vice-Diretora, a Professora Dra. Cristiane Rodrigues da Rocha, que é Coordenadora de várias linhas de pesquisa cujo tema principal é a participação da Enfermagem na saúde da mulher e da criança. No mês de maio a Drª Cristiane realizou uma palestra em nossa escola com alunas do 8º e 9º anos cujos temas geradores foram sexualidade, sistema reprodutor feminino, gravidez na adolescência, métodos contraceptivos e prevenção ao HIV/ISTs dando ênfase as consequências do sexo inseguro como o surgimento de uma IST quanto também de uma gravidez precoce e indesejada. Em seguida, foi realizada uma roda de conversa com sorteio de kits de higiene íntima e preservativos, observando que a maioria gostou da estratégia adotada, pois permitiu que o processo de aprendizagem dos temas abordados ficasse mais interessante, transparente e dinâmico.

A ação mostrou que as adolescentes não demonstraram constrangimento acerca das temáticas abordadas mas observamos, na maioria delas, a desinformação sobre os seus próprios corpos, haja vista os tabus existentes em suas famílias, bastante dúvidas sobre os métodos contraceptivos e o seus respectivos usos assim como na forma de transmissão e prevenção das ISTs, apesar do acesso a várias fontes de informações. A palestra e a roda de conversa permitiu-nos perceber uma melhora na compreensão dos temas abordados assim como provocou uma reflexão consciente nas adolescentes, estimulando-as a se tornarem multiplicadoras de informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da gravidez na adolescência e a prevenção de ISTs tanto na comunidade escolar como além dos muros da escola.

Referências Bibliográficas

https://revistaeducacao.com.br/2019/11/07/educacao-sexual-nas-escolas/

MORAES, R. R. A. Gravidez na Adolescência, 2007. Disponível em: Acesso em: 20 jun. 2014.

FIGUEIREDO, R. Sexualidade, Prática Sexual na Adolescência, Prevenção de DST/AIDS e Gravidez Não Planejada. São Paulo; Instituto de Saúde, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Orientação Sexual. Brasília, jan.1997.

BRASIL, Ministério da Saúde. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Disponível em:?http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cartilha_direitos_sexuais_2006.pdf> Acesso em: 15 de Jun. 2017.

GONÇALVES, R. C., Káryta SANTOS , F. G. dos, MALAFAIA, G., MENEZES, I. P. Família e escola no processo de educação sexual: a concepção dos adolescentes de uma escola pública estadual (PIRES DO RIO, GOIÁS). Multi-Science Journal, [S.l.], v. 1, n. 5, p. 38- 46, mar. 2018. ISSN 2359-6902. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2018.

Registros
IMAGENS
Gentileza gera cuidados para uma boa saúde sexual na adolescência
Dra Cristiane demonstrando os diferentes tipos de métodos contraceptivos
Identificação das estruturas do Sistema Reprodutor Feminino através de maquete
Roda de conversa finalizada com sorteio de kits de higiene íntima
Alegria da adolescente em ser sido contemplada com um kit de higiene íntima através do sorteio
Adolescente da E/CRE (07.16.040) Eunice Weaver agradecendo pelos conhecimentos adquiridos
Dra Cristiane explicando o uso correto do preservativo masculino e a sua importância na prevenção de gravidez precoce e HIV/ISTs
ÁUDIOS
VÍDEOS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.