ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Formação de Professores da Educação Infantil
Que Pré-escola é essa?
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
Sede da 7ª Cre - 7ª CRE
Av. Ayrton Senna 2001 - Barra da Tijuca
Unidade não vocacionada


Sede da 7ª Cre - 7ª CRE
Av. Ayrton Senna 2001 - Barra da Tijuca
Unidade não vocacionada


AUTOR

VIVIANE DUTRA SANTOS SILVA

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR:

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Pré I
Pré II
OBJETIVOS
Debaterv sobre as especificidades do grupamento de pré-escola: práticas, experinências, autonomia e seus processos de linguangens e narrativas.
HABILIDADES
Educação Infantil - Educação Infantil - Brincar com jogos cantados, músicas, cantigas de roda; fazer a leitura de obras de artes visuais demonstrando suas impressões diante de produções de outros artistas e de suas próprias obras
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2023 até Março/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Esse relato é uma prática do exercício de formadora da Escola de Formação Paulo Freire, no qual a própria pergunta é uma provocação argumentativa para o grupamento da Pré-escola das unidades lotadas em escolas, creches e EDIS. A formação trouxe a questão curricular dialógica e as relações desse professor das infâncias pesquisador com intencionalidades no brincar e que valoriza a cultura e as experiências pessoais e coletivas das crianças. Que reconhece essas crianças com os seus direitos respeitados e participantes ativos do processo de experiencias significativas da aprendizagem. Trouxemos para a reflexão teórica, o autor Francesco Tonnuci e a sua perspectiva crítica numa relação de Espaço/Tempo com as vozes das crianças como protagonistas das narrativas do cotidiano. A formação colabora para as relações lúdicas e traz a discordância para movimentos antecipatórios dessas aprendizagens. O professor Antônio Nóvoa também é citado como referência de Formação de Professores com a sua abordagem da “Profissionalidade” e da formação Contínua que avança e não estaciona nas formações somente iniciais.
Professores mais reflexivos sobre sua prática nos grupamentos de pré-escola.
Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.