ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Formação de Professores da Educação Infantil
Intersetorialidade e Currículo: Vozes que convergem para as infâncias.
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
Sede da 11ª Cre - 11ª CRE
Estrada dos Maracajás 1294 - Ilha do Governador
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Tâmara Bentes, GEFEI , Formadores da EPF e Coordenadorias.
Tâmara Bentes, formada em Pedagogia e Pós-graduada em Psicopedagogia. Leciono há 19 anos, sendo que 10 desses, na Rede Municipal, onde também atuei como Coordenadora Pedagógica por 4 anos e hoje muito feliz em fazer parte desse Projeto de Formação Continuada que a cada encontro de construção de pautas e formações presenciais podemos observar coletivamente a potência da nossa educação Infantil nos territórios.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Educação Infantil e Formadora da 11ª CRE
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Berçário
Maternal I
Maternal II
Pré I
Pré II
OBJETIVOS
Refletir com os Professores Articuladores e Coordenadores das Creches Parceiras sobre a dimensão e importância da Intersetorialidade no/para o trabalho pedagógico nas Unidades de Educação Infantil e pensar ações para as Unidades de Educação Infantil que dialoguem com os outros setores da sociedade civil a fim de garantir os direitos das crianças.
HABILIDADES
Educação Infantil - Educação Infantil - Brincar com jogos cantados, músicas, cantigas de roda; fazer a leitura de obras de artes visuais demonstrando suas impressões diante de produções de outros artistas e de suas próprias obras
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Junho/2023 até Julho/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Iniciamos a Formação através do momento estético questionando o que significava Intersetorialidade. Muitos definiram o significado descrevendo o sentido literal da palavra como, dialogar com os setores. Compreenderam através da metáfora do guarda-chuva a importância do cuidar das crianças de forma integral e não da forma intervencionista como reproduzimos durante muitos anos e ampliamos o conceito a partir dos princípios da Intersetorialidade, que para cada ação há um tempo, continuidade, especificidade do território, avaliação e amparo de cada setor responsável consoante a demanda elencada pela comunidade escolar e as crianças. Entender que a criança é um sujeito de direitos e garanti-los é um dever nosso e de todos os setores que promovem esses cuidados específicos, ficou muito claro tido pela nossa função além da sala de aula. A Dinâmica do Jogo Ludo Intersetorial oportunizou essas vivências cotidianas.

Já no segundo encontro, conversamos sobre a Geografia das Infâncias e a sensibilidade de olhar pelo encantamento e necessidade da criança e as diversas infâncias presentes nos territórios que as pertencem. Foi emocionante ver cada um trazer o registro da sua vivência e realizar essa troca com os demais, mas o melhor foi inspirar aqueles que ainda só observam o seu espaço dentro do muro, a olhar para fora. Enfatizamos a família como a primeira importante parceira das Unidades Escolares e refletimos sobre a mobilização dos movimentos sociais nas conquistas das leis, como as que garantem os direitos das crianças e adolescentes atualmente, além de conhecermos os documentos pertinentes à Primeira Infância e os setores responsáveis em fomentar a Educação Integral delas.

Estar presente na Formação é um momento que vai além da capacitação, trocar experiências das práticas, possibilita novas sugestões para as Unidades Escolares e amplia o olhar sobre as potências das crianças na Primeira Infância!

Os relatos emocionados dos Professores Articuladores sobre a temática abordada, as práticas reverberando nas Unidades Escolares de forma positiva e a ação realizada pela 11ªCoordenadoria na Culminância da Semana da Educação Infantil foi o ponto alto que esse diálogo está acontecendo.
Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.