1. Proporcionar um espaço acolhedor para que os alunos pudessem expressar suas emoções e compartilhar suas experiências relacionadas ao luto, promovendo a compreensão e o processamento saudável da perda.
2. Auxiliar as crianças a desenvolverem habilidades de resiliência, fortalecendo sua capacidade de lidar com situações difíceis e adversidades emocionais, contribuindo para o seu bem-estar emocional.
3. Promover a solidariedade e a empatia entre os alunos, incentivando-os a oferecer apoio e mútuo durante o processo de luto, fortalecendo o senso de comunidade na turma.
4. Oferecer um espaço de acolhimento e suporte emocional para os professores que perderam a colega de trabalho, permitindo que eles expressassem suas emoções.
5. Fornecer recursos e estratégias para os professores lidarem com o processo de luto e o impacto emocional da perda, visando promover o autocuidado, a resiliência e a capacidade de continuar desempenhando suas funções profissionais de forma saudável e eficaz.
Após a trágica morte da professora regente da turma 1402 da Escola Municipal Oscar Thompsom, a articuladora técnica da Equipe PROINAPE 8 recebeu através do Gabinete da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) a demanda de oferecer um suporte para a comunidade escolar, que se encontrava em processo de elaboração da perda.
Como psicóloga, a articuladora foi a responsável pelo suporte a essa Unidade Escolar. O processo de trabalho iniciou com o acolhimento à diretora da UE. Posteriormente, todos os professores e funcionários presentes na escola, e que demonstraram interesse, foram atendidos individualmente (8 professores e 1 funcionária). Ofereceu-se uma escuta ativa e empática a cada profissional, tendo em vista o momento difícil que todos estavam enfrentando.
Em relação aos alunos da turma 1402, foi realizado um encontro, com duração de 2 horas, em que se trabalhou o processo de luto. Inicialmente, todos foram convidados a se apresentar e a falar um pouco sobre como estavam se sentindo com a perda da professora, tão querida por eles.
Em seguida, utilizou-se a técnica da imaginação ativa, em que a psicóloga solicitou que todos fechassem os olhos e guiou a imaginação dos alunos, contando uma história, finalizando com a imagem mental de um abraço na professora. As crianças foram sensibilizadas a abrirem cuidadosamente os olhos e solicitou-se que fizessem um desenho, como forma de se despedirem da professora.
Depois, cada aluno colocou seu desenho em uma caixa, expressando em uma frase como estava se sentindo após o compartilhamento de emoções e a técnica de imaginação ativa. Todos os alunos conseguiram se expressar de maneira clara, com tranquilidade e resiliência. Foi possível perceber o apoio entre os alunos da turma, de forma empática e acolhedora, o que provocou um fortalecimento no grupo.
A ação na escola foi finalizada com uma devolutiva para a diretora e a articuladora se colocou à disposição para novas intervenções que se fizessem necessárias.
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