ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
Contos africanos digitais
Informações
Relato
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
EM Rivadávia Manoel Pinto - 10ª CRE
Avenida Litorânea S/N - Guaratiba
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Karina Trotta
Karina é professora das séries iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro desde 2021. É pedagoga pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com especializações em supervisão educacional e educação corporativa. Com mais de 20 anos de experiência na área de educação atou nos programas TRANSFORMA - programa de educação dos Jogos Rio 2016 e NAVE – Núcleo Avançado em Educação. É defensora da escola pública de qualidade para todos!
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF anos iniciais
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
4º ano
OBJETIVOS

Esta prática pedagógica tem como principais objetivos:

- Estimular o hábito pela leitura

- Apresentar contos africanos

- Destacar a importância do ilustrador nas histórias enquanto um escritor de imagem

- Aprimorar a fluência leitora

- Desenvolver o protagonismo dos estudantes

- Estimular a criatividade

- Destacar a importância do trabalho coletivo

HABILIDADES
4º ano - Língua Portuguesa - Identificar a finalidade (função social) de um texto e seu público alvo.
4º ano - Língua Portuguesa - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no texto.
4º ano - Língua Portuguesa - Localizar informações explícitas, literalmente expressas no texto.
4º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os elementos da narrativa – narrador (foco narrativo) - personagem (principal e secundários, protagonista e antagonista.) e suas características físicas e psicológicas; - tempo/espaço da narrativa; aspectos descritivos do tempo/espaço da narrativa.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Janeiro/2023 até Dezembro/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Selecionei dois contos africanos do livro "Nina África" e os estudantes produziram versões digitais. A leitura dos textos foi feita individualmente e coletivamente. Interpretamos as histórias, pesquisamos o significado de palavras desconhecidas e identificamos os narradores e personagens, A turma foi dividida em duas funções: narradores e ilustradores. Os narradores gravaram os textos da história original. Tal tarefa permitiu trabalhar entonação e pontuação que impactam diretamente no sentido do texto. Gravar os áudios exigiu bastante silêncio, concentração e cooperação de todos os estudantes. Já os ilustradores tiveram o papel de traduzir o texto por meio de desenhos. No livro original há poucas ilustrações, portanto os ilustradores precisaram imaginar os personagens e cenários a partir das informações contidas no texto. O resultado final foram dois livros digitais que foram compartilhados com toda comunidade escolar.
Registros
IMAGENS
Estudante fazendo a leitura dos contos africanos
Estudantes fazendo a leitura dos contos africanos
Estudante produzindo ilustrações para o livro
Estudante produzindo ilustrações para o livro
Estudante apresentando o livro digital para a turma
Estudantes localizando seus nomes nos créditos do livro digital
Estudante fazendo a leitura do conto africano para gravação do áudio
Estudante fazendo a leitura do conto africano para gravação do áudio
Estudante fazendo a leitura do conto africano para gravação do áudio
Estudante fazendo a leitura do conto africano para gravação do áudio
Estudante produzindo ilustrações para o livro
Estudante produzindo ilustrações para o livro
Estudante produzindo ilustrações para o livro
Estudante produzindo ilustrações para o livro
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.