UNIDADE DE ENSINO
CIEP Doutor Adão Pereira Nunes - 6ª CRE
Avenida Brasil 18476 - Irajá
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Carla Cristina Oliveira da Encarnação Rianelli, Jacqueline da Silva Huguenin, Rafaela da Costa Rodrigues, Bárbara Prudente de Almeida Rodrigues; Michelle Dantas Ferreira
Carla é Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia Institucional e Pós-graduanda em Neuroeducação. Atuou na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Desde 2019, atua na Rede Municipal do Rio de Janeiro, com os Anos Iniciais. Jacqueline vem de uma família de professoras. Atua na Rede Estadual do Rio de Janeiro há 21 anos e na Prefeitura há 19 anos, se dedicando, desde 2013, à Sala de Recursos Multifuncionais do CIEP Adão. Rafaela cursou Ensino Médio Normal, graduação em Letras pela UFRRJ e especialização em Letras pela UERJ. Professora de Inglês do CIEP Adão, é aprendente e brincante em tempo integral, linguista nas horas vagas e escolhe acreditar que escolas não precisam ser “só” uma instituição. Bárbara é Professora convicta desde os 6 anos de idade. Graduada em História e Pedagogia e Especialista em Educação Infantil, atua na Coordenação do CIEP Adão. Michelle crê em uma educação sensível, humanizadora e coletiva. Há 21 anos atua no CIEP Adão, sendo 8 deles como Adjunta.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora do Ensino Fundamental Anos Iniciais / Regente; Professora do Ensino Fundamental Anos Finais Inglês / Regente; Professora II, atuando na Sala de Recursos Multifuncional / Regente / Professor
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
3º ano
OBJETIVOS
A prática teve como objetivo principal fomentar a autoria em escrita de textos individuais e coletivos, a partir do interesse das/dos estudantes pela leitura de livros literários, em constantes visitas à Sala de Leitura da instituição. A partir disso, outros desdobramentos surgiram, suscitando o interesse pela temática da Inclusão, que culminou com a escrita de histórias com o tema, a parceria com a Sala de Recursos Multifuncionais e o aprendizado de LIBRAS. Além disso, gerou tasmbém a tradução dos textos para o Inglês, em parceria com a Professora desta Língua, tornando as produções bilíngues. Além disso, tivemos outros objetivos específicos, tais como: propiciar a fruição literária, desenvolver a habilidade leitora; aprimorar a leitura e escrita bilíngue – Português/Inglês; ampliar o vocabulário; alargar o repertório e o conhecimento; aguçar a criatividade e a imaginação; promover a transdisciplinaridade; estimular a Inclusão.
HABILIDADES
3º ano - Anos Iniciais - Ler e interpretar seus próprios textos.
3º ano - Anos Iniciais - Produzir textos de acordo com as condições de produção (finalidade, gênero, interlocutor), utilizando recursos gráficos.
3º ano - Anos Iniciais - Produzir textos, individual e coletivamente, com uma sequência lógico-temporal (início, meio, fim).
3º ano - Anos Iniciais - Reconhecer situações cotidianas, em seus grupos sociais, capazes de proporcionar mudanças, pertencimento e memória.
3º ano - Anos Iniciais - Reconhecer, oralmente, informações explícitas em um texto ouvido.
3º ano - Língua Portuguesa - Distinguir os diferentes sinais de pontuação.
3º ano - Língua Portuguesa - Escrever textos curtos, tendo em vista as condições de produção (finalidade, gênero e interlocutor).
3º ano - Língua Portuguesa - Expor, oralmente, ideias a respeito dos fatos, relatos e narrativas ouvidas.
3º ano - Língua Portuguesa - Expressar em interações orais em sala de aula seus sentimentos e opiniões, argumentando e questionando, respeitando os turnos de fala e a opinião dos outros.
3º ano - Língua Portuguesa - Identificar a finalidade de diferentes textos pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas.
3º ano - Língua Portuguesa - Identificar diferentes recursos gráficos presentes em textos de diferentes gêneros.
3º ano - Língua Portuguesa - Identificar o assunto de um texto lido ou ouvido.
3º ano - Língua Portuguesa - Identificar os elementos que compõem a narrativa, como tempo, espaço e personagem.
3º ano - Língua Portuguesa - Identificar outros sinais no texto além das letras (pontos finais, de interrogação e exclamação) e seus efeitos na entonação.
3º ano - Língua Portuguesa - Ler diferentes textos identificando seus usos sociais/contextuais (com ou sem mediação do professor).
3º ano - Língua Portuguesa - Ler e explorar textos verbais, não verbais e multimodais que circulam no espaço escolar.
3º ano - Língua Portuguesa - Localizar informações explícitas, literalmente expressas no texto.
3º ano - Língua Portuguesa - Narrar fatos expressando noções de temporalidade e causalidade.
3º ano - Língua Portuguesa - Planejar, individual e coletivamente, a produção de textos escritos adequando-os à finalidade, ao gênero e ao interlocutor.
3º ano - Língua Portuguesa - Planejar, individual e coletivamente, a produção de textos escritos tendo como critérios: a finalidade, o gênero e o interlocutor.
3º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos de acordo com as condições de produção (finalidade, gênero, interlocutor), utilizando recursos gráficos.
3º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer a leitura de diferentes gêneros textuais como forma de acesso ao imaginário, à informação, ao entretenimento e à fruição.
3º ano - Língua Portuguesa - Relacionar e utilizar adequadamente artigos / pronomes / substantivos / adjetivos; substantivos / pronomes / verbos, sem a nomenclatura das classes morfológicas, em textos produzidos individual e coletivamente.
3º ano - Língua Portuguesa - Revisar coletivamente a produção de textos escritos tendo como critérios: a finalidade, o gênero e o interlocutor.
3º ano - Língua Portuguesa - Revisar coletivamente a produção de textos escritos tendo como critérios: a finalidade, o gênero e o interlocutor.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2023 até Dezembro/2023
O projeto começou pela demanda de formarmos leitoras/es ativas/os no espaço escolar advindas do currículo da SME, da BNCC e do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição. Iniciamos o trabalho com a leitura individual de livros de histórias curtas, que aos poucos foram evoluindo para textos mais longos, por vontade do grupo em aumentar seu repertório de leitura. Diante da crescente motivação da turma, mantivemos uma rotina de, semanalmente (quartas ou quintas-feiras), visitar à Sala de Leitura para trocar e escolher dentre o acervo, livros literários, com a finalidade de fruição e objetivo de identificar autoria, ilustração, personagem principal, ideia central do texto, culminando ao final, com a recomendação do livro ou não pelas crianças, por meio de críticas e opiniões sobre o livro lido. Como a ampliação do capital cultural é premissa do PPP e foco da Unidade Escolar (U.E.), aliada ao desejo crescente das/dos estudantes, realizamos uma visita a Biblioteca Estadual Parque, onde conhecemos Tiago Dumard, autor do livro “O Silencio das Margaridas”, que além de proporcionar uma experiência incrível, acendeu o interesse da turma para histórias com a temática da inclusão. Afinamos parceria com a Sala de Recursos da UE e pudemos conhecer mais sobre os diferentes transtornos e deficiências existentes no espaço escolar, aprendendo sobre as dificuldades e possibilidades de colaboração das/dos estudantes típicas/os para o crescimento das/dos estudantes PCD’s. O auge dessa interação se deu pela curiosidade e interesse em aprender LIBRAS.
A turma iniciou a história em pequenos grupos, criando textos sobre inclusão em diferentes nichos, que a cada semana fomos aprimorando. Hoje, temos textos elaborados pelo grupo que necessitaram de pouca interferência da professora regente. Além disso, firmando parceria e promovendo a transdisciplinaridade, as histórias produzidas são traduzidas com a professora de Inglês, tornando os textos bilíngues.
Percebemos o interesse crescente pela leitura, o desejo e refinamento na escolha de livros literários que dialoguem com estes interesses; a autonomia na leitura e compreensão do que se lê; ampliação do vocabulário e da habilidade argumentativa, bem como da oralidade e expressão de opiniões; evolução na escrita e nos diferentes tipos de leitura do/no mundo – imagens, textos, situações; maior interesse pela língua inglesa e pela tradução e entendimento do que era escrito/lido, impactando positivamente as aulas de Inglês com o entusiasmo e participação das crianças. Desenvolvimento integral das crianças, visto que a parceria com a Sala de Recursos e o interesse pela temática da Inclusão, propiciam maior empatia, solidariedade e preocupação com as/os outras/os; respeito à diferença e à diversidade; promoção de ações e atitudes inclusivas na e para a sociedade, conscientizando a comunidade escolar – crianças, famílias, equipe – acerca do tema.