ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação Infantil
Afeto e inspiração: o encontro da turma ABARÉ com Otávio Jr, o garoto da camisa vermelha
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Paraná - 5ª CRE
Avenida Ernani Cardoso 316 Ao Lado do Mcdonald´s E Guanabara Campinho - Cascadura
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
JACYRA EUGÊNIA LIMA CARIOCA
Sou Jacyra carioca, neta de Nadyr e Joaquim, de Dona Eugênia e Francisco, filha de Nancyr e Francisco Carioca; mãe da Bárbara, Matheus e Gabriela; avó da Manuella. Sou especialista em ERER pela UCAM, Pedagoga pela UERJ. Sou PEI na Escola Municipal Paraná, escola em que fui alfabetizada e cursei toda o meu ensino Fundamental, onde filhas, filho e neta estudaram também, tenho, portanto, várias memórias afetivas. Investindo na qualidade da minha saúde menta, durante o isolamento social da pandemia realizei diversos cursos, imersões objetivando potencializar minhas reflexões e práticas docentes, de professora pesquisadora das infâncias plurais matriculadas na rede/escola que trabalho. O provérbio nigeriano "Se quiser saber o final, preste atenção no começo", me ensina sobre importância da excelência de estudos para que minha atuação como educadora potencielize as infâncias protagonistas e autoras de seus aprendizados.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Pré I
OBJETIVOS
Considerando a Educação Infantil como um espaço-tempo de promoção de aprendizagens, cujo foco central está na criança e nas interações que ela estabelece com seus pares e com seu ambiente; em que cada criança é vista como sujeito ativo e produtor da/na cultura que, através da brincadeira, expressa-se, desenvolve-se, percebe e se apropria dos signos presentes no mundo em que vive. Construímos o Projeto a partir da escuta atenta,investidindo na Literatura Infanto Juvenil e em momentos de Contação de histórias, recontos, dramatizações e rodas de conversas e partilhas que potencializam a construção de espaços seguros para que as crianças possam expressar com liberdade as suas emoções, impressões e sentimentos. A partir da história Abaré de Graça Lima, a turma escolheu que esse seria seu nome/identidade por conta de seu significado: amigo(a). Já com a contação de "O garoto da camisa vermelha" as crianças se identificaram com o contexto e apresentamos para outras turmas do fundamental.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2023 até Dezembro/2023
A partir da contação "O garoto da camisa vermelha" de Otávio Jr, confeccionamos coletivamente o mural da sala de referência, recontamos a história para demais turmas da EI e algumas do Fundamental. Todas as crianças vestiram camisetas vermelhas e participaram com entusiasmo da contação, comentando como que um livro encontrado numa caixa no lixão mudou a vida do menino/autor e como eles também consideram os livros um mundo de possibilidades, de sonhos e esperanças de transformações. Nos Momentos de contação costumamos incluir músicas já conhecidas, e para essa narrativa as crianças escolheram "Rap da felicidade", que enfatisa o desejo coletivo de quem mora em favelas/ comunidades marcadas por episódios de violências, operações policiais e outras precariedades, mas que prosseguem em renovar esperanças de dias melhores, de outro futuros possíveis. Essa turma foi convidada para participar da FlipProtela ao lado da turma de sexto ano, que inclusive apresentou uma poesia hoemagem ao autor.
Considerando que as interações e brincadeiras são eixos estruturantes das aprendizagens da educação infantil, que potencializam o desenvolvimento, os intercâmbios entre turmas de diversas faixas etárias promoveram espaços importantes para construção de vínculos, incentivando a oralidade e participação nas rotinas e rodas de conversa. Nas dramatizações/recontos as crianças desenvolveram e ampliaram seus vocabulários, suas habilidades de escuta e comunicação. Importante frisar que esses momentos estimulam a criatividade e a imaginação das crianças, principalmente porque em nosso espaço seguro e criativo da escola, observo o quanto elas ficam mais falantes, participativas, engajadas, sensíveis, seguras,mesmo as mais introvertidas eram contagiadas a contribuir.
Referências Bibliográficas

DA TRINDADE, Azoilda Loretto. Valores civilizatórios afro-brasileiros na educação infantil. Proposta Pedagógica, p. 30, 2005.

JÚNIOR, Otávio. O livreiro do Alemão. BOD GmbH DE, 2011.

JÚNIOR, Otávio. O garoto da camisa vermelha

ROSA, Sonia. Entre textos e afetos: formando leitores dentro e fora da escola. Rio de janeiro: Malê, 2017.

ROSA, Sonia. Literatura infantil afrocentrada e letramento racial: Uma narrativa autobiográfica. Editora Jandaíra, 2022.

Soares, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprednder a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2021

Registros
IMAGENS
Otávio jr na nossa escola
ABARÉ NA FLIP PORTELA
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.