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Boas Práticas
Educação das Relações Étnico-Raciais
Plano de Aula: Cartografia Social, Memória e Resgate da Identidade Negra na Penha - Do Quilombo da Penha à Construção do Enaltecimento do Território Ancestral da Penha.
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Brant Horta - 4ª CRE
Rua Bento Cardoso 130 - Penha Circular
AUTOR(ES)
Virginia de oliveira do Espirito Santo
Eu sou Virgínia de Oliveira do Espírito Santo, educadora carioca desde 1985. Trabalhei no CIEP na favela da Maré, contribuindo para a implementação de um projeto educacional significativo na história educacional do Rio de Janeiro. Graduei-me em Geografia pela UFRJ, inicialmente focando na educação infantil. Durante a graduação, participei de uma pesquisa valiosa com o geógrafo Maurício de Almeida Abreu, colaborando para o livro "Evolução Urbana do Rio de Janeiro".
Após a graduação, aprofundei meus conhecimentos com uma pós-graduação no IPPUR-UFRJ em planejamento e uso do solo urbano. Minha jornada acadêmica começou na Escola Municipal Brant Horta, onde atualmente sou professora de Geografia. Essa conexão íntima com minha história contribui para uma abordagem pedagógica única.
Ao longo dos anos, não apenas ensinei Geografia, mas também inspirei gerações a enxergarem o mundo com uma perspectiva ampla.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor I
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
HABILIDADES
6º ano - Geografia - Identificar no estado do Rio de Janeiro marcas de contribuições culturais e econômicas de grupos de diferentes origens, destacando os povos indígenas e quilombolas.
6º ano - Geografia - Identificar o papel da cidade do Rio de Janeiro na hierarquia urbana regional e nacional, comparando com as demais cidades brasileiras.
7º ano - Geografia - Compreender o desenvolvimento da urbanização, da rede urbana e a estruturação de uma hierarquia urbana no Brasil ao longo do tempo, refletindo sobre as consequências causadas pela industrialização e seus fatores locacionais.
7º ano - Geografia - Conhecer a formação da sociedade e do território brasileiro, percebendo e valorizando suas diversidades étnico-culturais e patrimoniais ao destacar o papel dos povos indígenas e africanos.
7º ano - Geografia - Reconhecer o processo de formação socioespacial no Brasil no período da colonização portuguesa.
8º ano - Geografia - Compreender o desenvolvimento da urbanização, da rede urbana e a estruturação de uma hierarquia urbana no Brasil ao longo do tempo, refletindo sobre as consequências causadas pela industrialização e seus fatores locacionais.
8º ano - Geografia - Conhecer a formação da sociedade e do território brasileiro, percebendo e valorizando suas diversidades étnico-culturais e patrimoniais ao destacar o papel dos povos indígenas e africanos.
8º ano - Geografia - Conhecer diferentes tipos de gráficos, tabelas e outros iconográficos.
8º ano - Geografia - Refletir sobre a influência afrodescendente na formação do espaço da cidade do Rio de Janeiro.
9º ano - Geografia - Identificar algumas redes e movimentos sociais que atuam pelo mundo, buscando compreender as suas reivindicações, a sua importância para a democracia e para a ampliação de direitos.
9º ano - Geografia - Reconhecer e valorizar as heranças culturais dos povos originais nas culturas dos continentes americano e africano.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Janeiro/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Objetivo(s), em consonância com as Diretrizes Curriculares para as Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e cultura afro-brasileira, africana e indígena
Promover a compreensão profunda da história e cultura afro-brasileira, destacando a importância histórica dos quilombos cariocas e das favelas. Criar um ambiente educacional inclusivo para valorizar a identidade racial e cultural. Integrar a cultura maker e tecnologia digital para proporcionar uma abordagem inovadora e aplicada, conectando os alunos de forma significativa com a diversidade cultural e étnica brasileira.
O plano de aula proposto visa integrar a cultura afro-brasileira, destacando a importância histórica dos quilombos cariocas e das favelas. Com uma abordagem interdisciplinar e prática, busca-se promover a conscientização sobre identidade racial e cultural. A inclusão da cultura maker e tecnologia digital amplia as possibilidades de aprendizado, conectando passado e presente de forma inovadora. Espera-se impactar positivamente o pensamento crítico e sensibilidade cultural dos alunos, proporcionando uma compreensão mais profunda e aplicada dos temas abordados. Este relatório destaca a relevância da prática para uma educação mais inclusiva e contextualizada
Observar a compreensão aprofundada da história e cultura afro-brasileira, destacando a relevância dos quilombos e favelas. Avaliar a promoção da identidade racial e cultural, verificando a integração bem-sucedida da cultura maker e tecnologia digital. Analisar o alcance dos objetivos, considerando a sensibilização dos alunos para a diversidade étnica e cultural. Avaliar a adequação da metodologia ao contexto, observando a participação ativa dos alunos. Identificar as contribuições da prática no desenvolvimento crítico e sensível dos alunos, potencialmente impactando positivamente a comunidade escolar.
Referências Bibliográficas

Cultura Afro-Brasileira e História:

Oliveira, Eduardo. "O Negro Brasileiro: O Processo de Formação e Desenvolvimento da Cultura Brasileira."

Munanga, Kabengele. "Negritude: Usos e Sentidos."

Quilombos e Resistência:

Reis, João José. "Quilombos e identidades étnicas."

Silva, Alberto da Costa e. "A Enxada e a Lança: A África Antes dos Portugueses."

Favelas e Identidade:

Zaluar, Alba. "Cidade de Deus: Uma Escalada de Dificuldades."

Caldeira, Teresa Pires do Rio. "Cidade de Muros: Crime, Segregação e Cidadania em São Paulo."

Cultura Maker e Tecnologia:

Martin, Sylvia Libow, and Cheryl B. Schifter. "Making in the Early Years: From Tinkering to Serious Play."

Halverson, Erica R., and Kimberly M. Sheridan. "The Maker Movement in Education."

Registros
IMAGENS
mural elaborado pelas crianças pessoas negras que marcaram o território
PDFs
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