O presente projeto teve sua origem no ano 2019 na Educação de Jovens e Adultos a partir dos escritos de Carolina Maria de Jesus resultando na construção de um trabalho coletivo denominado “Diário do Despeja” em alusão à leitura realizada do livro “Quarto de Despejo”, estabelecendo relações vivenciais com a escrita da autora. A finalidade é proporcionar a aproximação dos educandos com a literatura periférica, a fim de que os mesmos tenham contato com temáticas que se aproximem da sua realidade social e que a escola possa ser o lócus do desenvolvimento do saber intelectual em consonância com o saber popular, estimulando o prazer pela leitura, visando a formação de um leitor proficiente, capaz de analisar as nuances e entrelinhas de um discurso como estratégia de uma educação antirracista e na garantia do exercício da lei10.639/2003.
Neste ano de 2023 , resgatamos todo o trabalho realizado nos anos anteriores e surgiu a ideia da realização da Exposição Carolina Maria de Jesus , sendo o resultado de um trabalho combinatório entre a turma 1503 do Ensino Fundamental diurno e dos alunos da Educação de Adultos. Em um primeiro momento realizamos a leitura das obras : Diário de Bitita, Quarto de despejo, Casa de Alvenaria , Clíris (poesias e letras de músicas). Em um segundo momento, os discentes selecionaram frases impactantes da obra de Carolina sobre: política , desigualdades sociais e econômicas, racismo, sexismo e meio ambiente e transferiram esses trechos para placas de papelão, trabalhando também o ambiente e reciclagem. Posteriormente , nos debruçamos na leitura e interpretação das poesias de Carolina, onde criamos algumas obras de artes de acordo como a temática abordada , exemplos : a panela vazia(denúncia da fome),a panela com feijões brancos e pretos (desigualdade racial), móbiles de sapatos infantis (referência ao sapato que Carolina catara no lixo para a dar a sua filha Vera Eunice), varal com panos de chão (apontamentos de políticas públicas para a população favelada) etc.
Criamos placas de papelão com o nome de todos os livros de Carolina Maria de Jesus, assim como a descrição de palavras chaves de cada obra. E como finalização , tivemos a intenção de realizar uma adaptação da obra Quarto de Despejo para nossa realidade atual, construímos uma maquete utilizando caixas de papelão representando o Complexo do Alemão e suas respectivas favelas( comunidade onde a U.E está inserida). O intuito era mostrar as potencialidades da favela e denunciar as mazelas sociais que somos atravessadas em nosso cotidiano. Por fim, realizamos um teatro na sala de exposição, com o protagonismo da aluna Josefa Belo, aluna da turma 171, representando a luta da escritora pela sobrevivência na década de 60 na Favela do Canindé e demonstrando uma produção literária ainda desconhecida do grande público que marca a vida de Carolina como compositora de músicas, principalmente carnavalesca.
A prática foi muito enriquecedora para o aprendizado dos alunos, visto que tivemos a oportunidade de nos desbruçarmos em diversas obras da autora Carolina Maria de Jesus. A metodologia utilizada foi adequada, pois utilizamos como a zona de desenvolvimento proximal (ZDP), partindo de uma construção de saberes em rede que leva em consideração a construção de saberes de alunos em diferentes etapas de ensino e faixas etárias diversas trabalhando em cooperação em prol de objetivos comuns. O contexto da prática é um entrelace entre literatura e assuntos temáticos que coadunam com a realidade social dos discentes.
Para a realização deste trabalho contamos com o auxílio de corpo docente e apoio da unidade escolar da modalidade Educação de Jovens e Adultos , e esta exposição teve um impacto grandioso para todos os alunos da escola, visto que a exposição ficará em caráter permanente na sala de leitura, marcando o legado da autora Carolina Maria de Jesus para toda a comunidade escolar.