- Favorecer o protagonismo dos alunos do sexto ano escolar e do PEJA a partir das práticas da Midiaeducação na Horta Escolar;
- Estimular a oralidade, a organização do pensamento e da escrita (começo, meio e fim) nos alunos;
- Registrar as práticas na Horta Escolar através das competências e ferramentas básicas do audiovisual;
- Potencializar as ações da agenda 2030 e ODS 2: Fome zero e agricultura sustentável e ODS4: Educação de qualidade.
O CIEP 09.18.510 Armindo Marcílio Doutel de Andrade é uma das escolas mais arborizadas da SME/RJ, e tem como projeto desenvolver atividades que envolvam o Meio Ambiente e Educação Ambiental de maneira transversal ao longo do ano. Como no espaço escolar existem horta orgânica e hidropônica, os docentes estimularam que os alunos realizassem diversas atividades que englobassem as orientações curriculares, as atividades práticas de manejo sustentável do canteiro em ambas hortas.
Para desenvolver as habilidades de Midiaeducação, a turma 1601 criou vídeos que abordassem temas atuais como o dia da árvore e alimentação saudável por exemplo, estimulando que os alunos organizassem o roteiro do vídeo, gravassem e editassem, estimulando dessa maneira a iniciativa e as práticas da educação 4.0 nas quaisonde os alunos aprendem fazendo - e com seus próprios erros - além de oportunizar o desenvolvimento de diversas habilidades como trabalhar em equipe, empatia, resiliência, resolução de problemas, dentre outras.
Algumas das atividades desenvolvidas com os alunos do PEJA de Midiaeducação foram gravar vídeos relatando suas vivências e conexões com a horta escolar fazendo com que eles explicassem o trabalho desenvolvido fora da sala de aula. Isso estimulou a organização do pensamento e das falas (começo, meio e fim), potencializou a oratória além de aumentar a autoestima deles ao verem seus vídeos no Youtube onde eles conseguem multiplicar seus conhecimentos sendo assim ouvidos. Os objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU 2: Fome zero e agricultura sustentável e ODS4: qualidade na educação foram desenvolvidos durante as atividades de maneira transversal.
Os resultados a seguir foram observados em ambas turmas:
-Aumento da autoestima dos alunos;
-Argumentos mais assertivo;
-Aumento do vocabulário;
-Mais empatia entre pares;
-Melhoria na oratória;
-Aumento no espírito de união e pertencimento do grupo ao CIEP;
-Alimentação mais saudável;
-Resolução de problemas;
-Alunos se reconheceram como parte integrante da natureza;
-Entendimento da Agenda 2030 ODS 2 e ODS4.
FREIRE, Paulo. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. Editora Paz e Terra, 2014.
PIMENTEL, Gabriela Sousa Rêgo. O Brasil e os desafios da educação e dos educadores na agenda 2030 da ONU. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 1, n. 3, p. 22-33, 2019.
TUFTE, Birgitte; CHRISTENSEN, Ole. Mídia-Educação–entre a teoria e a prática. Núcleo de Publicação do CED/UFSC, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 97-118, 2009.