Virginia de Oliveira do Espírito Santo, educadora carioca desde 1985, foi crucial no CIEP da Maré, contribuindo para um projeto educacional marcante no Rio de Janeiro. Formada em Geografia pela UFRJ, inicialmente focou na educação infantil, participando de pesquisa com Maurício de Almeida Abreu. Pós-graduada em planejamento urbano, ela é agora professora na Escola Municipal Brant Horta, combinando sua jornada acadêmica com uma abordagem pedagógica única. Ao longo dos anos, inspirou gerações a verem o mundo com uma perspectiva ampla.
Zelimar Batista Criada no Quitungo, Brás de Pina, superei desafios educacionais em escolas públicas. Trabalhei como caixa durante o dia, formando-me em Letras pela UFRJ antes das cotas. Especializei-me e fiz mestrado em Literaturas Africanas, tendo minha tese autografada por Mia Couto. Professora concursada desde 1998, integro a Prefeitura do Rio desde 2009. Na escola Brant Horta desde 2016, lidero projetos em Cultura Maker, práticas antirracistas
O evento visa capacitar os alunos a serem consumidores e produtores críticos de conteúdo nas mídias sociais. Pretende-se desenvolver competências relacionadas à leitura crítica, expressão responsável, e compreensão ética do ambiente digital. Além disso, busca-se fomentar o pensamento crítico em relação à informação online, incentivando práticas de cidadania digital e promovendo um ambiente online saudável e inclusivo.
- Desenvolver Habilidades de Comunicação Digital
- Estimular a Criatividade Digital:
- Fomentar a Leitura Crítica:
- Promover a Ética Digital
- Conscientizar sobre a Segurança Online
- Incentivar o Engajamento Positivo
O evento denominado Brant Social Media Day foi idealizado pelas Professoras Virgínia do Espírito Santo e Zelimar Rodrigues, com a colaboração da produtora de audiovisual Beatriz do Espírito Santo. O evento teve como objetivo principal envolver os alunos com as tecnologias de mídia, promovendo interação e aprendizado.
A atividade contou com a participação de diversos influencers, como Mari Mortani, Fabão e Bigjaum, que palestraram e conduziram oficinas, orientando os alunos sobre como lidar com o público e utilizar essas habilidades. Além disso, foram realizadas palestras sobre autoestima e valorização da adolescente preta e pobre, com a presença da ex-aluna Gi Fernandes e Alexandre Katito, compartilhando experiências de sucesso.
As estratégias didáticas utilizadas foram fundamentadas nos objetivos estabelecidos, especialmente no desenvolvimento e incentivo à autoestima dos alunos. A habilidade da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) EI03EO01, que envolve demonstrar empatia pelos outros, foi aplicada para compreender e respeitar os diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir dos participantes.
A prática buscou atingir a meta de desenvolver a autoestima dos alunos, capacitando-os a compreender e trabalhar conscientemente seus pontos fortes e fragilidades, enfrentando pressões sociais e investindo em seu aprimoramento. O público envolvido abrangeu todos os alunos e a comunidade escolar, alinhando-se com o projeto político-pedagógico da escola.
Santos, A. B., & Oliveira, C. D. (2018). "Educação Digital: Desafios e Oportunidades para o Uso Responsável de Mídias Sociais." Editora Educacional.
Pereira, E. F., & Silva, M. A. (2019). "Mídias Sociais na Educação: Estratégias para Promover o Uso Consciente em Ambientes Escolares." Revista de Educação Digital, 10(2), 45-60.
Lima, R. S., & Souza, T. P. (2020). "O Celular na Escola: Desafios e Possibilidades para a Educação Digital." Conferência Nacional de Tecnologia na Educação