UNIDADE DE ENSINO
CIEP Doutor Adão Pereira Nunes - 6ª CRE
Avenida Brasil 18476 - Irajá
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Sandra Gonçalves Reis; Bárbara Prudente de Almeida Rodrigues; Michelle Dantas Ferreira
Sandra se formou em Teatro (Teatro Armando Mello), em 2002 e em Pedagogia, em 2014, pela UNIGRANRIO. É Pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (AVM). Desde 2022 é Professora do Ensino Fundamental Anos Iniciais na Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro.
Bárbara é professora convicta desde os 6 anos de idade. Caminhou pela Licenciatura em História e Pedagogia. Depois, se especializou em Docência na Educação Infantil. Apaixonada pelo que faz, atua como Professora Regente da Educação Básica, desde 2008. Inquieta com temas que envolvem Currículo, Arte, Infâncias, Cultura, Formação Docente e Educação Estética.
Michelle crê que uma educação sensível, humanizadora e coletiva é o caminho de uma vida mais amorosa, respeitosa e democrática. Tenta contribuir para isso todos os dias, ao atuar na Educação Básica, no CIEP Adão, o que faz há 21 anos.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora do Ensino Fundamental Anos Iniciais / Regente; Professora II e Professora de Educação Infantil (PEI) / Coordenadora Pedagógica; Professora II e Professora de Educação Infantil (PEI) / Diret
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
4º ano
5º ano
OBJETIVOS
Prática teórico-vivencial que visa consolidar a leitura, a escrita e a memória interpretativa; proporcionar pertencimento ao território, à escola e às ancestralidades; fortalecer a identidade individual e os vínculos entre/com as crianças; trabalhar as diversidades, promovendo a apropriação das culturas dos povos originários e o reconhecimento de nossa própria história; estudar as riquezas do povo brasileiro e suas raízes culturais; oportunizar o reconhecimento de diferentes aspectos da cultura brasileira, por meio da experimentação de elementos próprios; desenvolver o projeto através de discussões e debates na sala de aula, além de seminários, apresentações, pesquisas, atividades em grupo e experimentais, de modo a promover o alargamento do repertório e do vocabulário; ampliação da criatividade, imaginação, oralidade e argumentação; favorecer o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das/dos estudantes; proporcionar um conhecimento mais integral, por meio da transdisciplinaridade.
HABILIDADES
4º ano - Artes Cênicas - Demonstrar capacidade de resolução em situações de conflito, estabelecidas nas atividades propostas
4º ano - Artes Cênicas - Desenvolver a consciência corporal
4º ano - Artes Cênicas - Desenvolver o pensamento crítico-reflexivo
4º ano - Artes Cênicas - Selecionar as possibilidades corporais e vocais, de forma criativa, nos jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais
4º ano - Língua Portuguesa - Explorar oralmente a finalidade de diferentes textos pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas.
4º ano - Língua Portuguesa - Identificar a finalidade (função social) de um texto e seu público alvo.
4º ano - Língua Portuguesa - Identificar e ler palavras em atividades com diferentes gêneros textuais.
4º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os elementos da narrativa – narrador (foco narrativo) - personagem (principal e secundários, protagonista e antagonista.) e suas características físicas e psicológicas; - tempo/espaço da narrativa; aspectos descritivos do tempo/espaço da narrativa.
4º ano - Sala de Leitura - Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.
4º ano - Sala de Leitura - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
4º ano - Sala de Leitura - Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
5º ano - Artes Cênicas - Desenvolver a consciência corporal
5º ano - Artes Cênicas - Desenvolver o pensamento crítico-reflexivo
5º ano - Artes Cênicas - Relacionar movimentos e imagens expressivas
5º ano - Língua Portuguesa - Escrever palavras.
5º ano - Língua Portuguesa - Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
5º ano - Língua Portuguesa - Ler e interpretar seus próprios textos com a mediação dos pares e do professor.
5º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos, individual e coletivamente, com uma sequência lógico-temporal (início, meio e fim: presente, passado e futuro).
5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer a leitura como produção de significados.
5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os elementos da narrativa: - Narrador (foco narrativo); -personagem (principal e secundários, protagonista e antagonista) e suas características físicas e psicológicas; - tempo/espaço da narrativa; - aspectos descritivos do tempo/espaço da narrativa.
5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os sinais de pontuação e outras notações como marcas de expressividade em um texto, identificando efeitos de sentido de seus usos.
5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os sinais de pontuação, inclusive com marcas de expressividade.
5º ano - Sala de Leitura - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
5º ano - Sala de Leitura - Aprender a agir, progressivamente, com autonomia emocional, respeitando e expressando sentimentos e emoções.
5º ano - Sala de Leitura - Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.
5º ano - Sala de Leitura - Distinguir um fato ou opinião relativa a esse fato.
5º ano - Sala de Leitura - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. Para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
5º ano - Sala de Leitura - Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico-cultural.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2022 até Dezembro/2023
Eixo
Artístico
Em março de 2022 assumi o desafio de atuar em uma turma de 4º ano, marcada por relações conflituosas e muitas dificuldades pedagógicas. Encontrei nas linguagens artísticas – Teatro, Dança e Música – uma fresta para me aproximar afetivamente das crianças. Percebia que muitas tinham reações agressivas e/ou retraídas, por sentirem vergonha e/ou medo de falhar. Por isso, apostei em propostas de conscientização corporal, relação corpo e movimento, expressões e sentidos, que propiciaram a percepção e o entendimento do outro. As propostas afloraram a ludicidade, a brincadeira como necessidade infantil e a interação desses corpos que estão o tempo todo em relação, mas que ficaram de certa forma adormecidos durante o período pandêmico. Durante estes quase dois anos, realizamos cinco apresentações, entremeando música, dança e teatro: O Patinho Colorido; A Linda Rosa Juvenil; Cordel do Adão; Qual é a sua cor? e O Nordeste de Carolina. Esta última, como desdobramento do tema gerador de 2023: “Do Oiapoque ao Chui”, integrando o currículo, a partir da diversidade cultural das cinco Regiões do Brasil. Na Nordeste, as atividades foram desenvolvidas partindo do pertencimento e fortalecimento da identidade, pois o território possui muitas famílias oriundas da região. Asa Branca e O cheiro da Carolina, de Luiz Gonzaga e Chuva, do grupo Fala Mansa, foram trabalhadas, de modo que estes repertórios musicais oferecessem oportunidades de percepção do corpo, desenvolvimento e aprimoramento de possibilidades de movimentação, descoberta de novos espaços e formas de atuação, superação de limites, enfrentamento de desafios, responsabilidade, criatividade e cooperação. As linguagens artísticas agregaram conhecimento e impulsionaram um trabalho transdisciplinar, nos apontando a urgência de que vivências artísticas e estéticas sejam oferecidas nas instituições, uma vez que promovem o desenvolvimento integral das crianças, em suas dimensões cognitivas, afetivas, sociais, físicas, políticas.
A primeira reverberação é percebida no habitar dos corpos no espaço e das relações que passaram a ser estabelecidas entre elas/eles. O trabalho teve, em um primeiro momento, o intuito de diminuir as atitudes agressivas das crianças, fazendo com que relações mais respeitosas, afetuosas e empáticas se tornassem cada vez mais presentes. A partir da mudança no comportamento, foi possível uma maior aproximação afetiva e pedagógica, possibilitando despertar o interesse pelos conteúdos e ampliando as possibilidades no processo de construção de conhecimento das e pelas crianças. Além disso, são observadas significativas mudanças na construção da autoestima, no interesse por atividades diversas, na interação com as outras pessoas, na formação de opinião, na construção do diálogo.