O trabalho a ser descrito foi realizado no decorrer do ano letivo de 2023 com as turmas do Peja II Blocos I e II, este relato corresponde a uma experiência de prática docente. Tendo em vista que a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade que surge como um instrumento de resgate da cidadania de brasileiros excluídos do sistema educacional, que apresentam dificuldades de aprendizagem causadas por problemas sociais, políticos e pedagógicos, urge a necessidade do uso de metodologias mais modernas que sejam facilitadoras e estimulem a permanência destes estudantes no sistema de ensino diminuindo a evasão, um dos grandes problemas encontrados nas políticas da Educação de Jovens e Adultos. Uma das temáticas abordadas nas aulas foi o estudo da anatomia humana e as questões de saúde envolvidas nos mais variados sistemas do corpo humano, relacionando doenças e promovendo a saúde e as formas de prevenção das doenças. Nesta prática a aula começou com uma discussão das doenças conhecidas por eles, que afetam a respiração humana e os seus sintomas. Dando continuidade fizeram uma representação de um corpo humano onde eles desenhavam e localizavam os órgãos e suas formas, utilizando para isso um folha de papel pardo e margeando todo o corpo de um dos alunos. Posteriormente, os alunos observaram um torso humano anatômico onde puderam visualizar o formato do sistema respiratório, suas peças e órgãos, bem como sua localização exata, ao que puderam fazer o comparativo com o desenho prévio e reconhecer os erros cometidos. Na outra aula produziram seus próprios sistemas respiratórios com um recurso didático oferecido pelo professor onde eles montavam seu sistema respiratório de papel em formato 3D com reconhecimentos dos órgão previamente estudados. E para consolidar o processo de aprendizagem, os alunos foram divididos em quatro grupos onde passavam por um circuito de estações de conhecimento do tema.
Todas as atividades abordadas foram projetadas para envolver os alunos de maneira ativa, promover a colaboração e oferecer uma variedade de experiências de aprendizado. Essas metodologias podem ser adaptadas para atender às necessidades específicas dos adultos, considerando suas experiências prévias e objetivos de aprendizado. Elas ajudam a tornar a educação mais relevante, participativa e eficaz para esse grupo.