VALERIA COSTA MARTINS
Sou Valéria Costa Martins, graduada em Letras - Português/Literaturas pela Universidade Federal Do Rio de Janeiro (UFRJ), servidora desde 1985. Minha trajetória profissional está fortemente ligada à Educação de Jovens Adultos (EJA), onde já atuei como diretora e gestora, além de ter trabalhado na 11ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro.
Participei de diversos projetos educacionais da rede pública, como a criação da apostila de Língua Portuguesa ''Nenhum Jovem a Menos'' em 2013, e estive envolvida em programas como Travessia e Acelera. Também fiz parte dos grupos de trabalho que revisaram as orientações curriculares da rede, concluídas em 2019.
No programa PROJOVEM, atuei tanto como professora quanto assistente pedagógica, sempre buscando formas de melhorar a experiência educacional dos jovens. Atualmente sou professora orientadora no Programa de Educação de Jovens Adultos (EJA) da Escola Municipal Rodrigo Otávio.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: PROFESSORA ORIENTADORA
O projeto "Envelhecimento Saudável" foi estruturado em três principais etapas:
1. Diagnóstico e Sensibilização: A primeira etapa consistiu na realização de uma pesquisa entre os alunos da EJA para identificar suas principais dificuldades relacionadas à saúde e ao bem-estar. A pesquisa revelou que grande parte dos alunos não praticava atividades físicas e desconhecia os benefícios de hábitos saudáveis.
2. Atividades Práticas e Educativas: A partir desse diagnóstico, foram organizadas aulas de dança semanais, que serviram como uma forma de exercício físico acessível e divertida para os alunos. Além disso, foram promovidas palestras e rodas de conversa sobre a importância da saúde física e mental, enfatizando os benefícios de práticas regulares de autocuidado. Essas
atividades foram alinhadas com as metas do ODS 3, destacando a necessidade de cuidar da saúde como parte de um processo de envelhecimento saudável.
3. Monitoramento e Avaliação: Durante a implementação do projeto, foram realizadas avaliações contínuas para monitorar o progresso dos alunos. Depoimentos e observações foram coletados para ajustar as atividades conforme as necessidades emergentes dos participantes.
As atividades físicas foram realizadas no pátio da escola, aproveitando o espaço aberto e acessível para todos os alunos. As rodas de conversa e palestras ocorreram em salas preparadas para garantir o conforto dos participantes. Foram utilizados vídeos educativos sobre envelhecimento saudável, além de materiais de apoio fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação. O projeto contou com o apoio de educadores físicos, que ofereceram orientações especializadas aos alunos.
Freire, P. (2005). Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra
Arroyo, M. G. (2017). Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Vozes. o Contexto: Reflexões sobre o papel do educador e o reconhecimento dos sujeitos da educação, como os adultos da EJA.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. (2006). Educação de jovens e adultos: referências curriculares para a educação de jovens e adultos – primeiro segmento do ensino fundamental. Brasília: MEC, SECAD.
Organização das Nações Unidas (ONU). (2015). Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.