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Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos (EJA Rio)
Envelhecimento Saudável
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Rodrigo Otávio - 11ª CRE
Rua Antônio de Almeida 11 - Moneró
Unidade não vocacionada


AUTOR

VALERIA COSTA MARTINS

Sou Valéria Costa Martins, graduada em Letras - Português/Literaturas pela Universidade Federal Do Rio de Janeiro (UFRJ), servidora desde 1985. Minha trajetória profissional está fortemente ligada à Educação de Jovens Adultos (EJA), onde já atuei como diretora e gestora, além de ter trabalhado na 11ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro.

Participei de diversos projetos educacionais da rede pública, como a criação da apostila de Língua Portuguesa ''Nenhum Jovem a Menos'' em 2013, e estive envolvida em programas como Travessia e Acelera. Também fiz parte dos grupos de trabalho que revisaram as orientações curriculares da rede, concluídas em 2019.

No programa PROJOVEM, atuei tanto como professora quanto assistente pedagógica, sempre buscando formas de melhorar a experiência educacional dos jovens. Atualmente sou professora orientadora no Programa de Educação de Jovens Adultos (EJA) da Escola Municipal Rodrigo Otávio.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: PROFESSORA ORIENTADORA

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
EJA I - Bloco 1
EJA I - Bloco 2
EJA II - Bloco 1
OBJETIVO(S) DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES EJA RIO ALINHADO(S) COM A PRÁTICA
Os objetivos do projeto "Envelhecimento Saudável" foram promover saúde e bem-estar, alinhando-se ao ODS 3 da ONU. O projeto buscou conscientizar os participantes sobre a importância do autocuidado e oferecer atividades práticas adaptadas às necessidades dos alunos, como aulas de dança e rodas de conversa. Também teve como meta criar uma cultura de cuidado coletivo entre os participantes, aumentar o engajamento em hábitos saudáveis e atividade física, e melhorar a qualidade de vida dos alunos, superando desafios como sedentarismo e desgaste físico. Além disso, propôs a continuidade e expansão do projeto para alcançar mais grupos e incluir novas atividades.
COMPONENTE CURRICULAR
EJA I - Bloco 1 - Educação Física - Conhecer o seu corpo e atitudes promotoras de saúde, como a prática de exercícios físicos, os hábitos de higiene e a alimentação saudável.
EJA I - Bloco 1 - Educação Física - Conhecer os benefícios da ginástica laboral para os(as) trabalhadores(as), em diversos contextos.
EJA I - Bloco 1 - Educação Física - Experimentar diversas possibilidades de práticas corporais individuais e coletivas, como meio de expressão, comunicação, linguagem etc., respeitando seus limites físicos individuais.
EJA I - Bloco 2 - Educação Física - Conhecer o seu corpo e atitudes promotoras de saúde, como a prática de exercícios físicos, os hábitos de higiene e a alimentação saudável.
EJA I - Bloco 2 - Educação Física - Conhecer os benefícios da ginástica laboral para os(as) trabalhadores(as), em diversos contextos.
EJA I - Bloco 2 - Educação Física - Experimentar diversas possibilidades de práticas corporais individuais e coletivas, como meio de expressão, comunicação, linguagem etc., respeitando seus limites físicos individuais.
EJA II - Bloco 1 - Educação Física - Conhecer o seu corpo e atitudes promotoras de saúde, como a prática de exercícios físicos, os hábitos de higiene e a alimentação saudável.
EJA II - Bloco 1 - Educação Física - Conhecer os benefícios da ginástica laboral para os(as) trabalhadores(as) em diversos contextos.
EJA II - Bloco 1 - Educação Física - Experimentar diversas possibilidades de práticas corporais individuais e coletivas, como meio de expressão, comunicação, linguagem etc., respeitando seus limites físicos individuais.
EJA II - Bloco 2 - Educação Física - Conhecer os benefícios da ginástica laboral para os(as) trabalhadores(as), em diversos contextos.
EJA II - Bloco 2 - Educação Física - Experimentar diferentes práticas de jogos cooperativos como meios para o desenvolvimento da coletividade, da concentração e da atenção.
EJA II - Bloco 2 - Educação Física - Reconhecer a atividade física como importante elemento para o desenvolvimento físico, social e emocional, para a prevenção de algumas doenças, para a manutenção da saúde e da qualidade de vida e para desenvolver maior consciência corporal, inclusive no processo de envelhecimento.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/3/20 até atualmente

O projeto "Envelhecimento Saudável" foi estruturado em três principais etapas:

1. Diagnóstico e Sensibilização: A primeira etapa consistiu na realização de uma pesquisa entre os alunos da EJA para identificar suas principais dificuldades relacionadas à saúde e ao bem-estar. A pesquisa revelou que grande parte dos alunos não praticava atividades físicas e desconhecia os benefícios de hábitos saudáveis.

2. Atividades Práticas e Educativas: A partir desse diagnóstico, foram organizadas aulas de dança semanais, que serviram como uma forma de exercício físico acessível e divertida para os alunos. Além disso, foram promovidas palestras e rodas de conversa sobre a importância da saúde física e mental, enfatizando os benefícios de práticas regulares de autocuidado. Essas

atividades foram alinhadas com as metas do ODS 3, destacando a necessidade de cuidar da saúde como parte de um processo de envelhecimento saudável.

3. Monitoramento e Avaliação: Durante a implementação do projeto, foram realizadas avaliações contínuas para monitorar o progresso dos alunos. Depoimentos e observações foram coletados para ajustar as atividades conforme as necessidades emergentes dos participantes.

As atividades físicas foram realizadas no pátio da escola, aproveitando o espaço aberto e acessível para todos os alunos. As rodas de conversa e palestras ocorreram em salas preparadas para garantir o conforto dos participantes. Foram utilizados vídeos educativos sobre envelhecimento saudável, além de materiais de apoio fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação. O projeto contou com o apoio de educadores físicos, que ofereceram orientações especializadas aos alunos.

O projeto obteve resultados significativos na melhoria da qualidade de vida dos participantes. A maioria dos alunos relatou sentir-se mais disposta e motivada a adotar hábitos saudáveis. As aulas de dança tiveram alta adesão, e os depoimentos colhidos revelaram que os alunos passaram a valorizar mais a importância do cuidado com a saúde física e mental. Os resultados mostraram impactos positivos na qualidade de vida dos alunos, com mais de 70% participando das aulas regularmente. Alguns alunos passaram a praticar atividades físicas fora do ambiente escolar, demonstrando a incorporação das práticas no cotidiano.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Freire, P. (2005). Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra

Arroyo, M. G. (2017). Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Vozes. o Contexto: Reflexões sobre o papel do educador e o reconhecimento dos sujeitos da educação, como os adultos da EJA.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. (2006). Educação de jovens e adultos: referências curriculares para a educação de jovens e adultos – primeiro segmento do ensino fundamental. Brasília: MEC, SECAD.

Organização das Nações Unidas (ONU). (2015). Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Registros
IMAGENS
Aula de dança como terapia para o envelhecimento saudável (aquecimento).
Alunos interagindo na aula de dança.
Experiência: simulação de envelhecimento.
Mural explicativo sobre a experiência de envelhecimento.
Cartilha sobre envelhecimento saudável produzida pelos alunos.
Aluno recebendo a cartilha produzida.
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