A psicomotricidade é uma ciência que estuda o corpo em movimento. Com base nessa ciência há diversos elementos para desenvolver atividades interdisciplinares na área da educação e saúde, como forma de profilaxia. O relaxamento é uma dessas áreas da psicomotricidade para que possamos desenvolver tais estratégias.
Em nosso trabalho, utilizamos junto com relaxamento psicomotor uma outra atividade: Oração Pedagógica. Esse é o termo que definimos para uma história recheada de alegoria, imaginação e interdisciplinaridade, que contribui para o estímulo do relaxamento psicomotor. A Oração Pedagógica é uma história que começa no fundo mar, passa pelas flores, passa pelas aves e termina no céu (junto com as estrelas). A Oração Pedagógica é um dos nossos livros pela editora CRV e assume uma proposta que utilizamos a cerca de 10 anos com os alunos do ensino fundamental em nossas Escolas Municipais e formação de professores pela GED 10ª CRE. Também realizamos essa atividade em diferentes públicos e faixa etária, como no curso de formação de professores no ensino médio e curso de pós-graduação em Psicomotricidade pelo CPII.
Outra questão importante em nossa atividade é o uso de materiais concretos: panos coloridos, bolas, fitas coloridas e música. São alguns materiais que utilizamos para desenvolver estímulo psicomotor, que contribui para que os estudantes possam relaxar e construir conexões entre o seu corpo físico e psicológico, entre os objetos e o ambiente.
Essa é uma atividade que assume linguagem pedagógica do século XXI, que muitas vezes a metodologia tradicional não consegue alcançar. Também nos baseamos em teorias relevantes sobre a educação socioemocional, educação integral, metodologias ativas e neuroeducação, para que possamos compreender questões sobre a proposta de educação pública de qualidade.
Acreditamos que essa atividade contempla os 4 pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Esses conceitos foram parte do relatório da Unesco, da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Esse documento apresenta uma análise relevante a respeito do desenvolvimento da sociedade atual, suas tensões marcadas pelo processo de globalização e modernização, a convivência com a diferença, a necessidade da convivência pacífica, onde há registros sobre essas questões e a área da educação. O pilar aprender a ser, por exemplo, é pautado no dever de que a escola promova o desenvolvimento total da pessoa. Essa é uma reflexão sobre o mundo em transformação, dinâmico e que, nos exige trabalhar competências e habilidades da qualidade humana.
DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. 6. ed. Tradução José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez, 2003.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca – Espanha, 1994.
MASSON, S. Reeducação e terapia dinâmica. São Paulo: Manole, 1988.
SOARES, Denise Sardinha Mendes. LOVISARO, de Araújo Martha. Corpo e movimento na educação. Volume 2. Fundação CECIERJ. 2009.
SANSÃO, Walter Alves. Oração Pedagógica. 2019. Editora CRV
SCHAEFER, Katia Bizzo. O corpo como vontade de potência no cotidiano escolar. Editora Corpora. 2021.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: UNESCO, 1990.