• Estimular o protagonismo dos adolescentes;
• Colaborar na construção da comunidade escolar pautada no diálogo e no respeito;
• Dar voz aos jovens e levar suas reclamações e opiniões aos responsáveis pela escola;
• Garantir a participação ativa dos estudantes na sociedade;
• Desenvolver o espírito de liderança e responsabilidade;
• Contribuir para a formação e o enriquecimento educacional;
• Representar os primeiros passos na vida social, cultural e política de jovens e crianças,
Entendendo a importância da contribuição dos nossos jovens, apresentamos este projeto como instrumento de fomentar e incentivar a mobilização do Grêmio Estudantil na Unidade Escolar.
Acreditamos que despertar no estudante o desejo de lutar para que o ensino público seja não somente disciplinar, mas que promova seu desenvolvimento intelectual, físico, seu espírito crítico e sua capacidade de transformação na sociedade, seja a chave para que o aluno exerça sua cidadania plena.
Ao longo do semestre foram desenvolvidas as seguintes ações:
1º Ação : Encontro para fortalecer os alunos do Grêmio na perspectiva de encorajá-los a assumir o protagonismo e a representatividade estudantil que se espera dos mesmos.
O PROINAPE se colocou à disposição para ser um elo entre os atores da comunidade escolar, realizando e mediando reuniões periódicas junto ao Grêmio. Ficou acordada uma reunião com os representantes de turma e o grêmio é o responsável por fazer a articulação.
Também ficou estabelecida uma participação mais efetiva nos eventos internos da escola como articulação, mobilização, registros e participação.
2º Ação : Organização da pauta a ser debatida com os representantes visando chamar a atenção dos alunos para o aumento nos casos de violência e bullying que vem afetando a qualidade do ambiente escolar.
3º Ação : Realização da reunião com os representantes de turma onde, além de debater os casos de violência e bullying o grêmio ouviu as queixas dos alunos que envolvem as principais barreiras que os impedem de ter uma aula de qualidade.
Os alunos foram orientados a elaborar um documento com todas as demandas dos alunos para que as questões pudessem ser discutidas com a gestão da escola.
4º Ação: Os alunos foram acionados para fazer a divulgação, orientação, divulgação e registro fotográfico e escrito da Feira Cultural da Unidade.
5ª Ação: Montagem de um FLYER digital para apresentar para comunidade escolar os registros da Feira Cultural.
6º Ação : O Grêmio solicitou uma reunião de repasse com a gestão e os pontos foram debatidos. Uma devolutiva para os representantes de turma foi agendada.
7ª Ação: A gestão escolar e o Grêmio fizeram uma reunião de devolutiva para os alunos e os mesmos tiveram muitas de suas queixas respondidas. Estes alunos também foram levados a refletir sobre o quanto eles são parte importante para a resolução dos problemas.
8ª Ação: A partir da organização de cada representante, o Grêmio montou um calendário de atendimentos.
Os encontros periódicos entre alunos do Grêmio, Representantes de Turma e equipe de profissionais da Unidade pretendem afetar a Unidade da seguinte forma :
• Colaborar com o grêmio a fim de fazer o levantamento das demandas junto aos alunos;
• Ajudar na organização de assembleias com os estudantes;
• Refletir com o grupo as pautas levantadas;
• Colaborar com a organização dos espaços de discussão com a equipe diretiva.