ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Logo Cartografias
Boas Práticas
Práticas Leitoras
Respeito e consciência não têm cor, têm amor
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Francisco Sertorio Portinho - 5ª CRE
Rua Amâncio Bezerra 49 - Irajá
AUTOR(ES)
Rosane de Paula Torres de Abreu
Professora II das turmas 1501 e 1302 da E.M. Francisco Sertorio Portinho (5ª CRE, Irajá), envolvidas no projeto.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PII
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
3º ano
5º ano
OBJETIVOS

  • Promover uma reflexão sobre igualdade racial estimulando, assim, o respeito às diferenças;
  • Conhecer as tradições africanas e identificar de que maneira elas influenciaram a cultura brasileira;
  • Desconstruir o conceito de que os africanos eram naturalmente escravos, quando, na verdade, vinham sendo escravizados por outros povos;
  • Identificar como a cultura africana está presente no nosso cotidiano, por meio de músicas, comidas, língua, religião, danças, literatura (escritores negros) e literatura voltada à cultura africana;
  • Trabalhar a expressão corporal através da capoeira e da dramatização de literatura com a temática de diversidade;
  • Propor um debate a respeito da disseminação do preconceito que toma como base a aparência das pessoas; e
  • Pesquisar leis antiescravagistas, levando em consideração o lento processo de abolição dos escravos no Brasil.

HABILIDADES
3º ano - Anos Iniciais - Identificar e ler palavras a partir de diferentes gêneros textuais.
5º ano - Anos Iniciais - Apresentar opinião sobre assuntos significativos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Setembro/2022 até Novembro/2022

  • Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos pesquisaram todo o processo de escravidão e leis abolicionistas no Brasil, leram literatura africana e, por meio de rodízio e rodas de leitura, conheceram obras de escritores negros ilustres como Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo;
  • Eles também pesquisaram a atuação de personalidades importantes para a causa e resistência do povo negro no país. Reconheceram em mapas a localização dos quilombos e aprenderam sobre sua formação no Brasil. Conheceram toda a cultura trazida pelos povos africanos e sua influência na alimentação e nas religiões praticadas no país;
  • Reconheceram a importância da celebração do Dia da Consciência Negra como marca da resistência do líder quilombola Zumbi dos Palmares;
  • Discutiram e valorizaram a convivência harmônica com a diversidade através de dramatização da história contada no livro Menina bonita do laço de fita, da escritora brasileira Ana Maria Machado;
  • Trabalharam a produção de manifestações típicas da cultura africana como capoeira, música e dança;

Os alunos estão se valorizando e se reconhecendo através da ancestralidade africana. O sentimento de se verem representados racialmente na sociedade de hoje ficou nítido na culminância do projeto.

Agora eles celebram a igualdade racial e a representatividade social presentes nas obras de escritores negros tão caros à causa negra como Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo.

Os conhecimentos adquiridos com o estudo das leis antiescravagistas e das ações empreendidas por expoentes do movimento abolicionista no Brasil também contribuíram para despertar nos estudantes sentimentos como valorização e preservação da cultura africana.

Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.