ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação das Relações Étnico-Raciais
Projeto Da Minha Janela Vejo Meu Bairro, Veja A Minha História
Informações
Relato
Resultados Observados
TEMÁTICA SELECIONADA
  • Práticas de educação das relações étnico-raciais
UNIDADE DE ENSINO
CM Francisco de Paula - 2ª CRE
Rua Correia de Oliveira 21 - Vila Isabel
AUTOR(ES)
Natália Saraiva e Márcia Perdigão

  • Natália Saraiva é uma mulher preta de 38 anos, nascida e criada na comunidade do Mata Machado, no bairro do Alto da Boa Vista. É casada e mãe de um trio (Elis, Enzo e Enrico). É pedagoga e está na rede de ensino da Prefeitura do Rio há sete anos atuando como professora de Educação Infantil. Atualmente está lotada na Creche Municipal Francisco de Paula (2ª CRE/Vila Isabel) e é apaixonada pela Educação Infantil.

  • Márcia Perdigão tem 52 anos, é casada, mãe do Leonardo, vovó da Catarina e logo, logo será vovó do Conrado, que já está para chegar. Atua há 14 anos na Educação Infantil, foi agente de educação e hoje está como professora-adjunta de Educação Infantil. Tem em sua trajetória acadêmica o curso de Formação de Professores e a licenciatura em Pedagogia. Além disso, tem os cursos extracurriculares Onã Infâncias e Relações Étnico-Raciais e o curso de Letramento Racial

.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEI e PAEI
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Berçário
OBJETIVOS

  • Possibilitar que a criança se reconheça como indivíduo social e cultural por meio das interações e da vivência em diferentes situações, identificando suas características, potencialidades e seus limites, incentivando o respeito mútuo para com o outro, observando os diferentes lugares de vivência (casa, escola e bairro) com as diferenças e semelhanças entre cada um, trabalhando coletivamente e de forma cooperativa para o desenvolvimento do seu protagonismo.

HABILIDADES
Educação Infantil - Educação Infantil - Brincar com jogos cantados, músicas, cantigas de roda; fazer a leitura de obras de artes visuais demonstrando suas impressões diante de produções de outros artistas e de suas próprias obras
Educação Infantil - Educação Infantil - Brincar com objetos presentes em seu meio social e, com a mediação do adulto, construir critérios de classificação, pontuando semelhanças e diferenças.
Educação Infantil - Educação Infantil - Reconhecer a si mesmo e pessoas que lhes são mais próximas, a partir das narrativas produzidas na interação.
Educação Infantil - Educação Infantil - Reconhecer-se enquanto sujeito pertencente a um grupo social que respeita e é respeitado por sua maneira de ser e de agir.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto/2022 até Novembro/2022

O projeto surgiu a partir de duas situações: a primeira, após observarmos um grande interesse das crianças pelas atividades realizadas com espelhos, em frente dos quais geralmente permaneciam um bom tempo admirando seus reflexos; a segunda, quando notamos entusiasmo e curiosidade dos pequenos quando, posteriormente à leitura do livro Da minha janela, do escritor Otávio Júnior, os colocamos para olhar a vista da janela da sala de aula.

Aproveitamos que a creche está localizada em Vila Isabel, um bairro recheado de história e representatividade, e pensamos em algo que pudesse contribuir com o processo contínuo de autoconhecimento e autonomia, já que entendemos que ter consciência de nós mesmos, do nosso papel, da nossa importância, da nossa origem e da nossa história é o que permite sermos atuantes nos meios em que vivemos.

O projeto foi dividido em quatro momentos: no primeiro, trabalhamos a autoestima das crianças propondo atividades que destacassem suas diferenças e enaltecessem cada uma delas. Finalizamos esse momento com um baile real intitulado Todo Menino É Um Rei, inspirado na canção homônima do sambista e compositor Roberto Ribeiro. No segundo momento, trabalhamos o bairro: criamos dois personagens inspirados nos nomes de duas de suas celebridades – Martinha e Noel – que acompanharam as crianças ao longo de um passeio pelas calçadas musicais do bairro de Vila Isabel. No terceiro momento, falamos das famílias em seus diversos formatos e finalizamos com uma culminância inspirada na obra do museólogo e professor Mário Chagas: realizamos um Museu do Nada, para o qual as famílias trouxeram objetos que contassem uma história compartilhada com todos da sala de aula.

Nosso projeto teve como referências obras de Heitor dos Prazeres e Artur Timóteo da Costa. Na parte musical utilizamos Chiquinha Gonzaga, Martinho da Vila, Noel Rosa, entre outros. Usamos os livros O cabelo de Lelê, Pedrinho cadê você?, Amoras e O pequeno príncipe preto, entre outros.

O projeto proporcionou às crianças experiências e vivências significativas. Acreditamos que elas entenderam o valor das diferenças e que não somos todos iguais. Ter essa representatividade foi de extrema importância e necessidade, já que muitos puderam se reconhecer como pertencentes àquele espaço. Mostrar o bairro também foi muito significativo, já que o aprendizado foi pautado na realidade dos pequenos.

Esperamos que cada história vista da janela do berçário EI-13 seja a primeira de muitas que estão por vir.

Registros
IMAGENS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.