Nosso projeto foi realizado inicialmente com os alunos no final do ano passado. Fui convidado a replicar essa boa prática para todos os professores articuladores dos GETs em formação realizada pela MultiRio.
A prática envolveu o seguinte roteiro:
Habilidades BNCC
Competências BNCC
A atividade está inserida no projeto político-pedagógico da escola, um GET, pois envolveu a Robótica e o Pensamento Computacional e as Tecnologias Digitais da Informação (TDICs).
Os resultados foram bem satisfatórios. Separamos cinco grupos de quatro a seis professores. Cada grupo deveria efetivar a montagem dos componentes na protoboard e, em seguida, criar a programação no Arduino, no tempo estipulado de uma hora. (Também pode ser feita uma maquete representando uma estrada com veículos e incluir os LEDs ou um semáforo eletrônico em miniatura já pronto – este semáforo deverá ser programado da mesma forma pelo Arduino). Todos conseguiram dar conta das atividades no tempo determinado, fazendo com que os LEDs piscassem simulando um semáforo.
Achei pertinente o desenvolvimento do projeto para a comunidade escolar, na medida em que contribui para a educação no trânsito, a obediência às sinalizações e ajuda a evitar acidentes e infrações. Quanto ao resultado, acho importante este tipo de prática nas escolas, pois desperta o sentido de responsabilidade e respeito às regras de sinalização, já que os alunos serão os futuros motoristas nas nossas ruas, estradas e avenidas. Vale a pena também ressaltar que, ao trabalhar com Robótica na programação do Arduino, os alunos desenvolvem concentração, raciocínio lógico e o Pensamento Computacional.