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Boas Práticas
Cultura Maker
Projeto Semáforo com Arduino
GET
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Coelho Neto - 6ª CRE
Rua Umbuzeiro 455 - Ricardo de Albuquerque
Ginásio Experimental Tecnológico - GET


AUTOR(ES)
André Máximo Silva do Carmo
Meu nome é André e sou professor na rede de escolas da Prefeitura do Rio desde 2011. Bacharel e licenciado em História, atualmente faço pós-graduação em Tecnologia e Cultura Maker. Atuo na E.M. Coelho Neto (6ª CRE, Ricardo de Albuquerque) que, em março de 2022, foi a segunda escola a se tornar GET (Ginásio Experimental Carioca) no município. Fui escolhido para ser professor articulador (PA) desse projeto por conta do meu gosto por tecnologia. Fui o responsável por criar a eletiva de Informática na Escola, o que me possibilitou ensinar Word, Excel e Powerpoint aos alunos durante muitos anos. Como PA, procuro inserir as práticas tecnológicas e auxiliar os professores nas demandas pertinentes ao projeto do GET. Como docente do GET, procuro inserir nas aulas temas relacionados à abordagem STEAM (sigla em inglês para metodologia educacional interdisciplinar que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e fomentar os quatro pilares da Cultura Maker (criatividade, colaboração, sustentabilidade e escalabilidade).
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor de Ensino Fundamental II atualmente exercendo a função de professor articulador do Get Coelho Neto.
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
8º ano
9º ano
OBJETIVOS
O objetivo principal desta atividade é fomentar o interesse pela educação no trânsito, despertando nos alunos a conscientização para um diálogo melhor entre motoristas e pedestres. Outro ponto de destaque é o conhecimento das funções do Arduino, um microcontrolador destinado a realizar programações em Robótica e circuitos elétricos. O ensino da Robótica, aliado às práticas pedagógicas, torna-se muito pertinente neste projeto.
HABILIDADES
8º ano - Língua Portuguesa - Identificar as relações de causa e consequência.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2023 até Março/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Nosso projeto foi realizado inicialmente com os alunos no final do ano passado. Fui convidado a replicar essa boa prática para todos os professores articuladores dos GETs em formação realizada pela MultiRio.

A prática envolveu o seguinte roteiro:

  • Púbico-alvo: PAs dos Ginásios Experimentais Cariocas.
  • Metodologia: Aula expositiva com momento mão-na-massa (a equipe de professores produziu uma programação que simulava o funcionamento de um semáforo por meio do software do Arduino).
  • Materiais utilizados: computador, internet, o software Arduino, a placa do Arduino, 1 cabo de conexão, 3 LEDs (1 vermelho, 1 amarelo e 1 verde), 3 resistores de 220 ou 330 ohms, jumpers, e uma protoboard (placa de prototipagem; ferramenta que permite montar circuitos eletrônicos de forma temporária).

Habilidades BNCC

  • EF08CI02 – Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpadas ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.

Competências BNCC

  • 02 – Pensamento científico, crítico e criativo.
  • 05 – Cultura digital.

A atividade está inserida no projeto político-pedagógico da escola, um GET, pois envolveu a Robótica e o Pensamento Computacional e as Tecnologias Digitais da Informação (TDICs).

Os resultados foram bem satisfatórios. Separamos cinco grupos de quatro a seis professores. Cada grupo deveria efetivar a montagem dos componentes na protoboard e, em seguida, criar a programação no Arduino, no tempo estipulado de uma hora. (Também pode ser feita uma maquete representando uma estrada com veículos e incluir os LEDs ou um semáforo eletrônico em miniatura já pronto – este semáforo deverá ser programado da mesma forma pelo Arduino). Todos conseguiram dar conta das atividades no tempo determinado, fazendo com que os LEDs piscassem simulando um semáforo.

Achei pertinente o desenvolvimento do projeto para a comunidade escolar, na medida em que contribui para a educação no trânsito, a obediência às sinalizações e ajuda a evitar acidentes e infrações. Quanto ao resultado, acho importante este tipo de prática nas escolas, pois desperta o sentido de responsabilidade e respeito às regras de sinalização, já que os alunos serão os futuros motoristas nas nossas ruas, estradas e avenidas. Vale a pena também ressaltar que, ao trabalhar com Robótica na programação do Arduino, os alunos desenvolvem concentração, raciocínio lógico e o Pensamento Computacional.

Registros
IMAGENS
Momento da explicação sobre o Arduíno e suas possibilidades
Explicação sobre os componentes do projeto
PDFs
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Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.