ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Programa Bora Pra Escola
Sua presença gera um presente!
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Professora Zélia Carolina da Silva Pinho - 10ª CRE
Rua Felipe Cardoso 1.536 - Santa Cruz
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
OBJETIVOS
Recuperar a média superior a 90% da frequência diária dos nossos alunos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2023 até Dezembro/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
@emzcsp (Perfil da Unidade no Instagram)
Parceiros envolvidos
Direção, Coordenação, Secretaria, Grêmio e Representantes de turma.

Iniciamos a ação Acessando a Plataforma 3.0, verificando a frequência diária dos alunos e quantificando a porcentagem dos presentes. Em seguida, fizemos uma assembleia para explicar aos estudantes e a toda comunidade escolar o desenvolvimento desta ação, bem como a importância da frequência diária no processo de ensino-aprendizagem.

O passo seguinte foi registrar a contagem feita pela equipe em uma tabela afixada no pátio da unidade de ensino. É por esta tabela que os estudantes acompanham a frequência mensal de cada turma, que vem destacada com as cores verde, vermelho e amarelo (respectivamente, ótimo, crítico e atenção). A turma que obtém o maior percentual de frequência em cada mês é contemplada com atividades recreativas e esportivas no pátio da escola.

Com a prática, estimulamos a competição entre as turmas e constatamos que o empenho dos alunos foi notório. A disponibilização de informações no pátio da escola despertou a curiosidade no alunado e todos passaram a acompanhar atentos os dados da frequência diária.

No decorrer do mês, o estímulo foi frequente! As lideranças passavam nas salas incentivando o processo competitivo. No dia 03/04, um mês após o início do plano, fizemos outro levantamento e o resultado foi surpreendente! Obtivemos como menor percentual 89,8% de frequência em uma turma. As demais, apresentaram frequência superior a 91%. Os resultados altamente positivos nos dão a certeza de continuidade aos procedimentos até aqui adotados.

Registros
IMAGENS
Apresentação da proposta.
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.