Sou bacharel, licenciado, mestre e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor de Ensino Superior desde 2007, atuando em cursos de História e Jornalismo. Sou professor na rede municipal do Rio desde março de 2022.
Fui pesquisador, coordenador de pesquisa e editor-chefe da Revista de História da Biblioteca Nacional; fundei e integro o podcast Passadorama; sou autor do livro Como matar um rei espanhol, publicado em 2019, e fui indicado em 2015 ao Prêmio Capes de Tese.
A proposta, levada inicialmente para desenvolvimento em projetos integradores com uma turma de 9º ano, consistia em criar um podcast de veiculação bimestral. A turma compreendeu bem a proposta e participou de todas as etapas de sua elaboração, incluindo temática, nome, identidade visual e pautas dos episódios.
Divididas as funções, organizamos oficinas sobre produção de podcasts, fizemos reuniões de pauta e estabelecemos cronogramas de produção.
Com o primeiro episódio pronto – com direito a um evento de lançamento na escola –, levamos a experiência aos demais professores da unidade, de ambos os segmentos, e eles abraçaram a ideia.
A partir de então, começamos a incluir alunos do 8º ano, já que a proposta dos alunos envolvidos no podcast era integrar cada vez mais estudantes de outros períodos ao projeto para torná-lo sustentável nos anos seguintes.
Em resumo, o desenvolvimento deste projeto estimulou o uso de ferramentas de produção audiovisual, o uso de mídias digitais, a integração com outros atores do corpo escolar e a percepção dos próprios alunos como agentes sociais e históricos
Os alunos envolvidos com o projeto demonstraram refinamento na capacidade de trabalho em equipe. Passaram a desenvolver uma narrativa positiva em relação ao local de convivência, valorizaram outros conteúdos trabalhados nas disciplinas regulares e apresentaram maior segurança para tratar oralmente de temas de seu interesse.
A comunidade escolar, ao ter contato com o projeto, demonstrou apoio e participou ativamente de algumas gravações dos programas.