ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Anos Finais
Que pedra é essa? Trilhando a geodiversidade
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Nelson Prudêncio - 11ª CRE
Estrada do Rio Jequia S/nº Em Frente Ao Nº 1476 - Pitangueiras
Ginásio Educacional Olímpico - GEO


AUTOR(ES)
Cláudia Romaneli Nogueira

Sou professora de Geografia com mestrado em Planejamento e Gestão Territorial pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Leciono para o Ensino Médio desde 2001 na rede pública do Estado do Rio de Janeiro e desde 2007 para o Ensino Fundamental da rede pública da Prefeitura do Rio. Também atuei em universidade privada no curso de licenciatura em Geografia e no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – Campus Petrópolis (Cefet/Petrópolis) no curso de Turismo.

Tenho como pressuposto de atuação a educação de qualidade e gosto de interações multi e transdisciplinares que conjuguem com a geografia do lugar histórias vivas da ancestralidade, contextos de cidades inteligentes e assuntos que possam trazer mais qualidade de vida à população do Rio de Janeiro e do mundo.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF Geografia
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
OBJETIVOS

Fruto de uma parceria entre a SME-Rio e o Museu de Geodiversidade (Igeo/UFRJ), o projeto pedagógico Que Pedra é Essa? – Trilhando a Geodiversidade foi desenvolvido nas aulas de uma disciplina eletiva da Escola Municipal (de turno único) Nelson Prudêncio e pode ser visto como futura contribuição à criação de um georroteiro (roteiro com ênfase nas geociências e no patrimônio geológico) nos bairros da Ilha do Governador, com a participação da comunidade e de professores e alunos do Ensino Básico.

Visando obter um enfoque mais prático da geodiversidade (área do conhecimento ligada às geociências e de difícil compreensão nas abordagens escolares), o projeto destaca no seu desenvolvimento a geopoética e a geomitologia como formas de olhar a paisagem da região, buscar nela inspiração poética e levantar suas histórias e lendas (dentre elas, inicialmente, a da Pedra da Onça) para sensibilizar os alunos no contato com o seu espaço vivido, e valorizá-lo quanto ao possível aspecto científico e educacional.

HABILIDADES
6º ano - História - Identificar os componentes marcantes da memória coletiva e social do estado do Rio de Janeiro.?
6º ano - História - Mapear os principais patrimônios materiais e imateriais da humanidade existentes no estado do Rio de Janeiro.?
7º ano - Geografia - Analisar as transformações nas paisagens através dos tempos, em diferentes tipos de sociedade, Identificando as heranças e as presenças culturais dos povos indígenas e comunidades quilombolas.
7º ano - Geografia - Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
8º ano - Geografia - Conhecer a formação da sociedade e do território brasileiro, percebendo e valorizando suas diversidades étnico-culturais e patrimoniais ao destacar o papel dos povos indígenas e africanos.
9º ano - Geografia - Reconhecer e valorizar as heranças culturais dos povos originais nas culturas dos continentes americano e africano.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Janeiro/2020 até Dezembro/2022

Inspirados no poema No meio do caminho, do poeta e escritor Carlos Drummond de Andrade, instigamos a curiosidade do público utilizando a seguinte pergunta: Que “pedra” compõe a paisagem dos bairros da Ilha? Como resposta, obtivemos a análise do entorno do espaço vivido do aluno, o que nos levou à paisagem (conceito chave em geografia no sentido de aguçar a percepção que o indivíduo tem do seu entorno) e às histórias/mitologias que eles resgataram de seu conhecimento de mundo.

A partir de um ponto conhecido como Pedra da Onça, no bairro da Freguesia, na Ilha, promovemos leituras e apresentações das versões da mitologia indígena referentes àquela “onça” – na verdade, um gato maracajá – e organizamos uma coletânea de poesias e histórias sobre a Ilha do Governador relacionadas às áreas de geomitologia e de geopoética. Como o protagonismo dos alunos é um ponto bastante trabalhado na escola vocacionada, nosso projeto buscou reunir histórias do entorno do alunado e mostrar sua importância para a qualidade de vida insulana.

Com as aulas teóricas que tiveram sobre noções básicas de geologia e geodiversidade, os alunos da eletiva puderam posteriormente manusear minerais diversos e rochas – entre eles, os que compõem as areias das praias da Ilha (cedidos pela UFRJ aos cuidados de nossa escola) – e apresentá-los a toda a escola, levando o corpo discente da unidade a relacionar a composição das areias das praias aos minerais e amostras de rochas ali expostos. O questionamento “Que ‘pedrinha’ é essa?”, buscando saber a origem, características e usos das amostras, suscitou uma relevante experiência tátil e criativa em geodiversidade entre os alunos do EF II.

O percurso pedagógico traçado para a execução da eletiva teve como norte inserir os alunos no seu espaço vivido da forma mais ativa, crítica e criativa possível, ampliar seus conhecimentos básicos de geologia com materiais e processos de análise do ambiente mais próximos deles e disseminar gradativamente a ideia de geodiversidade e a necessidade de preservação do patrimônio natural e histórico da Ilha e do país

Registros
IMAGENS
Metodologia da proposta pedagógica "Que Pedra é essa?" - Paisagem e suas vertentes em Geoturismo, Geoconservação e Geopoética.
Dentro da Geopoética, os alunos convidaram professora Vera Bastos, poetisa insulana, para participar da exposição.
Fotografias das amostras de areia de diferentes pontos da Ilha para análise de sua composição.
VÍDEOS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.


Gaziantep Escort Gaziantep Escort gaziantep escort gaziantep escort gaziantep escort