A entrada do aluno no sexto ano é um importante momento de passagem para eles e de expectativa para professores e demais profissionais da escola. Para os primeiros, a experiência de uma nova lógica de funcionamento escolar envolvendo novos colegas, um número maior de professores e disciplinas numa administração diferente do tempo, para os últimos a necessidade de (re)conhecimento de novas identidades individuais, de grupos em formação e suas habilidades cognitivas, emocionais e sociais a partir das quais o trabalho pedagógico será desenvolvido.
Para este trabalho, nossa equipe apostou no desenvolvimento de ações que favorecessem o autoconhecimento dos alunos, como forma de valorizar aprendizagens já estabelecidas no primeiro segmento e incentivar novas maneiras de aprender. Esta proposta está em consonância com o eixo do NIAP: Direito de aprendizagem e Permanência na escola.
Utilizamos a metodologia do História, Memória e Cultura, que é um projeto especial do NIAP e privilegia a utilização de múltiplas linguagens tanto nas produções dos alunos quanto no planejamento dos encontros.
Muitas das atividades desenvolvidas foram baseadas em livros da literatura infantojuvenil com desdobramentos a posteriori, tais como: desenhos, registros escritos, registros orais, dinâmicas, atividades artísticas e áudio visuais.
Em todo o processo, os alunos foram incentivados a compartilhar e a valorizar a sua história de vida, bem como a respeitar e valorizar a história do outro e da comunidade como um todo.
Cabe ressaltar que o planejamento de cada atividade aconteceu a partir de cada encontro, de acordo com as demandas levantadas pelo grupo.
Os encontros ocorreram uma vez por semana, em um tempo de aula, durante um semestre.
SANTHIAGO, R.; MAGALHÃES, V. B. de. História Oral na sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica
Editora, 2015. (Coleção Práticas Docentes).
NIAP SME, Projeto História, Memória e Cultura na Escola. Youtube, https://youtu.be/FlcCiZthslc [acessado
em 08 de março de 2022]