O Projeto citado consiste na proposta de um trabalho interdisciplinar realizado no ano de 2022, sob a perspectiva de potencializar as ações de 2º nível de abrangência, considerando o foco de atuação da Educação Infantil. Nesse sentido, a miniequipe propôs um trabalho voltado para os profissionais de todas as Creches e Espaços de Educação Infantil (EDIs) da 3ª Coordenadoria Regional de Educação.
A equipe interdisciplinar realizou debates com Professores Articuladores, de Educação Infantil (PEI), Adjuntos da Educação Infantil (PAEI) e Agente da Educação Infantil (AEI) sobre a realidade vivenciada nas Creches e nos Espaços de Educação Infantil utilizando como pano de fundo, o imaginário (histórias infantis, lendas, contos, fábulas...).
Este trabalho teve como fio condutor a abordagem de temas abrangentes e contemporâneos sobre a infância e as questões intrínsecas a ela, que emergem no cotidiano das Creches e EDIs. No desenvolvimento do Projeto foram realizados quatro encontros. No primeiro foi realizada uma dinâmica para que as participantes pudessem expressar temas que representassem as dificuldades e impasses vivenciados nos espaços de Creches e EDIs, através da fábula “O Jarro e o Corvo”. A partir dessa atividade os temas que surgiram e foram trabalhados nos encontros seguintes foram: 1- diante do agravamento das questões sociais e do contexto pandêmico, apontaram a necessidade do aprofundamento do conhecimento, funcionamento e fluxo da Rede de Serviços dos territórios. O material utilizado na discussão do tema foi a narrativa de Marina Colasanti “No Aconchego de um Turbante”; 2- Alimentação: Aspectos emocionais presentes no processo de introdução de novos alimentos, com a apresentação e socialização do vídeo “Toda Comida Boa” do grupo Palavra Cantada. 3- Desafios dos profissionais no cotidiano frente aos comportamentos das crianças elencados como difíceis.
De quarenta e uma Unidades Escolares convidadas, vinte participaram do projeto, sendo doze Espaços de Desenvolvimento Infantil e oito creches.
Em avaliação da miniequipe em conjunto com as participantes, foi considerado que os encontros realizados representaram espaços de troca, reflexão e debate acerca de temáticas concernentes ao universo infantil, que se apresentam no cotidiano escolar como desafios, possibilitando um repensar das práticas pedagógicas e o início da estruturação de uma rede de apoio interna entre as profissionais. Outro ponto destacado na avaliação foi a possibilidade de ampliação do conhecimento e a maior aproximação da rede de serviços, gerando ações de articulações para casos mais individuais como também articulações para o desenvolvimento de ações coletivas nas Unidades Escolares. Ao longo da avaliação foi apontado pelas profissionais a necessidade de continuidade desse projeto, onde a modalidade online foi fundamental para viabilizar a participação das mesmas.
Bibliografia
Base Nacional Comum Curricular – Educação Infantil
COLASANTI, M. (2004). A moça tecelã. São Paulo: Global.
FREIRE, P. (1982a). Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
_______ (1982b). Educação como prática de liberdade. 6ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
_______ (1992). Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
_______ (1997). Pedagogia do oprimido. 24ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
_______ (2011). Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra.
FREUD, S. (1905). Três ensaios sobre a sexualidade. Vol VII. Esb. 1986.
KRAMER, S.; NUNES, M.F. e CARVALHO, M.C. (orgs.) (2013). Educação Infantil: Formação e Responsabilidade. Campinas, SP: Papirus.
REVISTA CRESCER. “Os livros dão asas à imaginação”, agosto 2021.
WINNICOTT, D.W. (1975). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago