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Boas Práticas
Apoio Interdisciplinar do NIAP/PROINAPE
Apoio, acolhimento e articulação
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Acre - 3ª CRE
Rua Santos Titara 50 - Todos Os Santos
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Maíra Fernandes e Viviane Cascardo
Viviane Pereira Cascardo, professora, formada em Letras (port-esp) pela UFF, em 2002.
Especialização em Avaliação Educacional pela UERJ, em 2004.
Especialização em Espanhol Instrumental pela UERJ, em 2004.
Ingresso na prefeitura do Rio de Janeiro em 1999, lecionando nos anos iniciais. Saída da prefeitura em 2011 e retorno em 2012, como professora de espanhol até o momento.

Maíra da Silva Fernandes, psicóloga, formada em 2002 pela UFRJ.
MBA em gerenciamento de projetos pela faculdade de Economia da UFRJ, em 2010.
Ingresso na prefeitura do Rio de Janeiro em 2012.
15 anos de experiência em saúde mental em contratos para a prefeitura do Rio de Janeiro.
11 anos de experiência em psicologia escolar.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Psicóloga e professora
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
PEJA I - Bloco 2

OBJETIVOS
Objetivo: apoiar a escola nas situações relacionadas à saúde mental dos alunos e dos profissionais da unidade, colaborando para a plena harmonia da comunidade escolar.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até Dezembro/2022

Entendemos que para o pleno desenvolvimento pedagógico do aluno é necessário garantir um ambiente promotor de saúde física e mental.

Utilizamos como metodologia: atendimentos individuais aos alunos e responsáveis encaminhados pela gestão escolar e pelos funcionários.

Articulação com os serviços.

Encaminhamento de alunos e familiares para os equipamentos que prestarão o cuidado necessário a cada situação.

De acordo com Lev S. Vygotsty, o ser humano se constrói na interação com outro. Para ele, o homem é um ser que se constitui em contato com a sociedade. Dessa forma, o indivíduo transforma o ambiente e o ambiente, o transforma de volta.

Por conseguinte, entendemos que atuar com foco no estabelecimento do aumento da qualidade das relações interpessoais estabelecidas na escola, favorece a transformação de um ambiente hostil e inseguro em um ambiente sadio e acolhedor.

Tendo essa transformação como norte do trabalho, pudemos colher como resultados, a diminuição do sofrimento de mais de 30 casos de saúde mental acompanhados, a melhora nas relações interpessoais da comunidade escolar e um fortalecimento da gestão da unidade para lidar com os impasses e conflitos presentes no cotidiano.

Referências Bibliográficas

VYGOTSKY, L.S. Formação Social da mente: o desenvolvimento social da mente. 6a edição, São Paulo. Editora

Martins Fontes, 1998.

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