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Boas Práticas
Práticas integradas de assistentes sociais, professores e psicólogos
Encontros da rede local
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CIEP Graciliano Ramos - 4ª CRE
Rua Jornalista Geraldo Rocha S/N - Jardim América
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Ana Paula Jenné e Vânia Marinatto da Silva

  • Vânia Marinatto da Silva concluiu graduação em Serviço Social pela Faculdade Senac RJ Santa Luzia, especialização em Direito Especial da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e extensão em Gerência de Programas Sociais: Gestão Social para a Cidadania (GPS VIII) pela Fundação Escola de Serviço Público do Estado do Rio de Janeiro (Fesp-RJ)/ Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ).
  • Ana Paula Lessa Jenné é professora na rede de ensino da Prefeitura do Rio desde 1999 e tem graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora / Assistente Social
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º ano
6º ano
CE
OBJETIVOS

  • Propiciar maior diálogo entre os diferentes atores do território, de forma mais próxima;
  • Fazer com que as escolas compreendam como deve ser feito um encaminhamento mais qualificado e criterioso para a rede de serviços;
  • Ampliar a compreensão da unidade escolar quanto ao seu pertencimento como parte dessa rede;

  • Conhecer o funcionamento da rede de serviços na área;
  • Possibilitar a ampliação das trocas de experiências entre os atores do território e consolidar esses encontros como espaço de discussão do trabalho na área; e
  • Fortalecer as parcerias entre as instituições no processo da rede do território e incluir outros parceiros nos encontros da rede local.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2014 até atualmente

Iniciado em 2014, nosso trabalho de rede local buscou contribuir com o diálogo e construção de redes de articulação nos territórios trabalhados – Jardim América, Vigário Geral e Parada de Lucas, Penha, Brás de Pina e Cordovil, e Quitungo – e ampliar a comunicação entre os diferentes equipamentos presentes nesses territórios.

Nosso trabalho começou pela área de Jardim América e parte de Vigário Geral – tendo o Centro Municipal de Saúde (CMS) Nagib Jorge Farah como referência na área da saúde – e prosseguiu até outra parte de Vigário Geral e Parada de Lucas, nas Clínicas da Família Joãosinho Trinta e Iraci Lopes. Posteriormente, foi estendido até a área de Brás de Pina e parte da Penha (Penha Circular), na Clínica da Família Aloysio Augusto Novis, e ampliado para atender a uma parte de Cordovil, na Clínica da Família Eidimir Thiago de Sousa, e de Brás de Pina e Cordovil, na Clínica da Família Nilda Campos de Lima. Com a pandemia da covid-19, que afetou as formas de relacionamento e de trabalho em todo o planeta, nossa iniciativa foi suspensa mas retomada virtualmente em 2021.

Em 2022, nossa proposta de trabalho voltou a ser presencial nos equipamentos do território de Jardim América, no Centro Municipal de Saúde Nagib Jorge Farah, nas escolas de referência, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e no Conselho Tutelar. De acordo com a necessidade dos encontros, ampliamos a participação de outras instituições de serviços do território.

No segundo semestre de 2022, nossa proposta foi estendida ao território do Quitungo, passando pela Clínica da Família Nilda Campos, pelas escolas de referência e pelas instituições presentes na localidade, seguindo a mesma metodologia, de acordo com a necessidade dos encontros e incluindo outras instituições de serviços da área.

Em 2023 nosso trabalho foi realizado nos territórios de Jardim América, Vigário Geral e Parada de Lucas. A proposta partiu do princípio de que os serviços existentes nesses territórios dividiam o mesmo espaço mas não dialogavam sobre os entraves e questões que surgiam durante os atendimentos e acompanhamentos de casos. A conversa entre aqueles serviços tornou-se, então, essencial, pois cada um dentro de sua própria especificidade, atendia às mesmas famílias.

Nosso trabalho teve como premissa uma maior aproximação dos serviços da localidade e consequentemente o fortalecimento da rede e ainda:

  • ser um espaço de discussão e de entendimento entre as instituições participantes em relação aos encaminhamentos; e
  • ter um sentido ampliado de pertencimento dessa rede.

Paralelamente, em todos os encontros, houve trocas de experiências entre os órgãos.

Em relação aos resultados alcançados, obtivemos:

  • uma ampliação do diálogo entre os diferentes equipamentos do território;
  • uma ampliação do fortalecimento de parcerias entre as instituições com vistas ao processo da rede do território;
  • uma melhor compreensão das unidades escolares sobre os tipos de encaminhamento para a rede de serviços; e
  • um olhar mais amplo da unidade escolar, enquanto parte desta rede, e um conhecimento mais amplo do funcionamento da rede de serviços.

Nossos encontros configuraram um espaço consolidado e reconhecido pelos participantes tanto em relação às possibilidades de discussão do trabalho desenvolvido nas áreas, como em relação à troca entre os diferentes atores dos territórios.

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