ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Logo Cartografias
Boas Práticas
Práticas integradas de assistentes sociais, professores e psicólogos
Roda de conversa: agora é (desatando) nós!
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Eurico Salles - 3ª CRE
Avenida Pastor Martin Luther King 3416 - Engenho da Rainha
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Berenice Prados, Gysele Marchiotti e Rennata Lillya Feitosa de Souza

  • Berenice Prados é graduada em Psicologia e pós-graduada em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Na Prefeitura do Rio, Berenice atua no Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap/SME-Rio) desde 2006.
  • Gysele Marchiotti concluiu graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) em 2003 e atua no Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap/SME-Rio) desde 2008.
  • Rennata Lillya Feitosa de Souza é professora de Artes Cênicas na rede de ensino da Prefeitura do Rio desde 2013. Na rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro atua desde 2010. Rennata tem mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e doutorado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) concluído em 2019. Em 2021 concluiu especialização em Orientação Educacional e Pedagógica pela AVM Educacional. Tem pós-graduação em Psicopedagogia Clínica pela Universidade Cândido Mendes (Ucam), licenciatura em Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), formação em Docência do Ensino Fundamental e Médio em Artes pela AVM Educacional e curso superior em Artes Cênicas pelo Cefet-RJ.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Berenice Prados (Psicóloga), Gysele Marchiotti (Assistente Social) e Rennata Lillya Feitosa de Souza (Professora)
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
9º ano
OBJETIVOS
Este trabalho teve como foco proporcionar um espaço de escuta, acolhimento e troca de experiências para refletirmos sobre situações cotidianas que possibilitassem maior aproximação da equipe com o grupo de estudantes, facilitando a identificação de possíveis atendimentos individuais ou, até mesmo, despertando neles o interesse em nos procurar, individualmente, com suas demandas particulares.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/2022 até Novembro/2022

As rodas de conversa aconteceram no contraturno com adesão voluntária de estudantes do 9º ano escolar, convidados pela equipe pedagógica, para discutir temas propostos livremente pelo grupo.

A metodologia utilizada para esses grupos foi reunir os estudantes em um grande círculo para iniciar uma conversa a partir da livre manifestação de cada um deles ou mais, sempre trazendo um fato novo que, consequentemente, se desdobrasse a cada encontro.

Nosso público-alvo foram os estudantes das turmas 1901 e 1902. O grupo permaneceu aberto à inserção de novos integrantes, inclusive de outras turmas, que por vezes eram indicados por docentes ou por estudantes que já participavam da roda. A periodicidade dos encontros foi quinzenal, reunindo uma média de 15 a 20 jovens.

Observamos que a atividade permitiu um acompanhamento sistemático dos adolescentes no espaço escolar e despertou a curiosidade de mais estudantes pelas rodas de conversa, de tanto que nos procuraram sinalizando a necessidade de outro colega para conversar com a Equipe do Proinape (Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas, da SME-Rio), o que levou à formação de diferentes grupos de conversa.

Esses espaços possibilitaram maior interação entre colegas, privilegiando a descoberta de talentos artísticos até então escondidos pela timidez; a valorização da autoestima; e o exercício da empatia.

Como a pandemia de Covid-19 trouxe uma gama de experiências novas para todos nós, partilhar emoções decorrentes dessas vivências ajudaram de certo modo a aliviar a dor da perda, do sofrimento e do luto.

Nossa atividade também despertou reflexões sobre projetos de futuro, sonhos, perspectivas, vida escolar e mercado de trabalho, já que incluiu estudantes dos anos de terminalidade que em breve estarão em outra rede de ensino.

Referências Bibliográficas
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 74. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.