Nas primeiras aulas de elaboração das Bionas, foram levantadas algumas questões e algumas perguntas embasaram o debate inicial: como vocês acham que trabalha um(a) cientista? Conhecem algum(a)? Já esteve pessoalmente com algum(a)? E cientistas brasileiros, conhecem, lembram-se de algum nome? E cientista nordestino(a)? E cientista negro(a)?
A partir destas questões iniciais, começamos um trabalho de reflexão e pesquisa sobre a vida e a obra de cientistas do nosso nordeste, que serviu de “carro-chefe” para que pensássemos na possibilidade de construção de outras Bionas envolvendo aspectos bio-diversos, em distintos diálogos com os conhecimentos científicos nas aulas de Ciências. O trabalho das Bionas sobre Cientistas do Nordeste é um dos que foram compartilhadas no mural virtual Padlet, além de outros que estão em desenvolvimento e compartilhamento no mesmo espaço virtual.
O trabalho desta pesquisa e redação inicial levou umas 3 semanas, resultando na coleta de informes sobre a história de vida dos escolhidos por eles e elas. As ferramentas utilizadas foram sites da internet através dos notebooks da escola e celulares próprios, em pesquisas individuais e também em grupos. Nas duas semanas seguintes, desenvolveram as narrativas da vida e da obra dos cientistas a partir do seu território, de cultura nordestina muito viva, considerando aspectos bioculturais nordestinos, de forte importância na construção cultural do Rio de Janeiro e, em especial, do bairro de São Cristóvão. Assim, evidenciou-se a a percepção dos estudantes sobre a importância da cultura na sua formação e na formação destes cientistas, cujo foco é a biodiversidade. Cada narrativa foi desenvolvida através de textos, histórias em quadrinhos, livretos tipo “literatura de cordel”, de acordo com o tipo de escolha de cada grupo ou estudante individualmente. Os seus produtos foram fotografados e transformados em vídeo e pdf.
OBS: Deixo destacado que os textos dos(as) estudantes estão em fase de construção, portanto em constante supervisão e revisão do professor