A proposta de trabalho “Conversando com Alunos” buscou criar um espaço de fala, de escuta, de reflexão, de debates e de troca sobre questões fundamentais envolvendo temáticas da juventude/ adolescência e que perpassam o campo da educação.
A consolidação desse projeto foi baseada em uma metodologia de rodas de conversa voltada para a ampliação da autonomia e fortalecimento dos sujeitos, a partir da construção de conhecimentos.
A finalidade principal do trabalho era fomentar o protagonismo juvenil e fortalecer o vínculo aluno e escola.
A equipe trabalhou com a metodologia de rodas de conversa, realizando encontros semanais
com média de 20 alunos por grupo.
Acreditamos que o espaço da roda de conversa possibilitou aos alunos se perceberem como condutores de sua ação e da sua própria possibilidade de “ser mais”, promovendo a autoestima e as potencialidades, fortalecendo, assim, o pertencimento ao espaço escolar.
Para as Rodas de Conversa utilizamos textos, músicas, murais, vídeos e dinâmicas, a fim de promover o interesse, motivar a participação e facilitar a produção de conhecimentos coletivos e contextualizados, privilegiando a fala crítica e a escuta sensível, de forma lúdica.
Os alunos tiveram uma boa participação nos encontros, apesar da resistência de alguns em realizar as atividades, pois isso os fazia refletir, demonstrando dificuldade nesse exercício. Entretanto, acreditamos que as temáticas trazidas e discutidas serão aproveitadas por eles tanto na relação entre pares, no espaço escolar, quanto na vida social.
Possibilitar esse espaço foi uma estratégia fundamental.