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Boas Práticas
Programa Bora Pra Escola
Vem ser feliz na Olegário!
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Professor Olegário Domingues - 7ª CRE
Estrada dos Bandeirantes 14.809 - Vargem Pequena
Unidade não vocacionada


OBJETIVOS

  • Acompanhar a frequência dos alunos e tomar providências, quando necessário;
  • Trabalhar a conscientização das famílias quanto à importância de não deixar a criança faltar, elaborando atividades que enfatizem a importância da escola em suas vidas.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2023 até Dezembro/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

@em_olegario_domingues - Instagran

E. M. Professor Olegário Domingues - Facebook
Parceiros envolvidos

  • Conselho Escola Comunidade (CEC);
  • Associação de moradores;
  • Responsáveis e grupo de alunos;
  • Escolas da redondeza;
  • Comissão de Integração e Proteção ao Educando (Cipe); e
  • Conselho Tutelar.

A prática vem sendo realizada desde o início do ano letivo, com base nos registros de frequência diária dos alunos, com auxílio dos professores e agentes de infrequência.

Observamos os quantitativos de faltas diárias/semanais. Quando constatamos que um aluno acumula alto número de faltas, ações de busca ativa são realizadas. Essas ações incluem o seguinte itinerário:

  • Inicialmente, tentamos contato por telefone com os familiares;

  • atualização de dados cadastrais;

  • parceria com escolas da redondeza;

  • elaboração expositiva na escola para que a família e o aluno valorizem o espaço e o aprendizado;

  • motivação por meio da exposição da foto do estudante no mural do Aluno Destaque;

  • controle físico com o caderno de infrequência;
  • convocação das famílias dos alunos faltosos para reunião e ata;
  • se necessário, comunicação à CRE (Cipe) e ao Conselho Tutelar (mais de 15 faltas consecutivas); e
  • preenchimento de ficha de comunicação de casos de infrequência, abandono e evasão.

Durante a execução do projeto, observamos que tanto as famílias quanto os alunos estão mais responsáveis, motivados e comprometidos com a importância do ambiente escolar.

Nossos alunos são participativos, o que impacta positivamente a dinâmica e a frequência escolar.

Registros
IMAGENS
Agentes de infrequência e o caderno físico de busca ativa
Registro nominal dos alunos infrequentes do mês
Equipe do CEC reunida para elaboração de ações contra a infrequência
Mural dos alunos em destaque (alunos com comportamento adequado e sem faltas no bimestre)
Fichas físicas dos alunos organizadas para futuros contatos
Imagem 2
Imagem 1
ÁUDIOS
VÍDEOS
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Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.