ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Logo Cartografias
Boas Práticas
Midiaeducação
Revista eletrônica 'Nicarágua em Ação'
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Nicarágua - 8ª CRE
Avenida de Santa Cruz 1015 - Realengo
Ginásio Educacional Olímpico - GEO


AUTORES

RENATA DE SOUZA RIBEIRO

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR:

TALITA GOULART FERREIRA

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR:

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

  • Produção de uma revista eletrônica, com a intenção de informar; comunicar e integrar os projetos desenvolvidos por professores e alunos no GEO Nicarágua, levando informações construtivas de nível educacional à comunidade escolar e aproximando leitores em diferentes espaços físicos

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    Estimular a leitura e a escrita;

  • despertar nos alunos a criatividade e o senso crítico;
  • promover a integração de toda a comunidade escolar;
  • divulgar informações institucionais e educacionais;
  • incentivar a cooperação; e
  • desenvolver a capacidade de procurar, organizar e apresentar as informações.

HABILIDADES
6º ano - Matemática - Resolver e elaborar situações-problema simples, envolvendo o conceito de proporcionalidade direta.
7º ano - Geografia - Conhecer a formação da sociedade e do território brasileiro, percebendo e valorizando suas diversidades étnico-culturais e patrimoniais ao destacar o papel dos povos indígenas e africanos.
8º ano - Ciências - Reconhecer que os seres vivos estão adaptados às condições ambientais em que vivem.
9º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer as estruturas de textos em prosa e em verso (parágrafos, períodos, orações, estrofes, versos), explicando as diferentes estruturas e o propósito comunicativo dos diferentes textos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Junho/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Com seus múltiplos instrumentos, as tecnologias de hoje em dia vêm apresentando à sociedade um grande volume de informações. Para diversificar o processo de ensino-aprendizagem, a escola vem aderindo a essas tecnologias e desenvolvendo nos alunos habilidades que incluem tanto produção, criatividade e senso crítico como a interação entre as disciplinas e seus professores.

E para inspirar as mentes criativas de professores e alunos do Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Nicarágua a divulgar seus projetos educativos e com isso alcançar novos espaços criamos a revista eletrônica Nicarágua em Ação .

A revista é um projeto interdisciplinar das áreas de Humanidades e Linguagens, coordenado pelas professoras Renata Ribeiro e Talita Goulart, em parceria com a comunidade escolar. O trabalho visa desenvolver habilidades de linguagem, escrita e oralidade, através da utilização de computadores e de recursos didáticos como jornais e revistas.

A sistematização das ações tem sido fator fundamental para o desenvolvimento do projeto, principalmente no que diz respeito à seleção de editorias e grupos de trabalho envolvendo alunos e professores.

Os artigos são escritos, em parceria, por professores e alunos que se destacam nos mais diversos projetos ao longo do ano letivo, contando também com a colaboração de agentes educadores e ex-alunos.

Nossa revista pode ser acessada através do link descrito na bio do Instagram @revistanicaraguaemacao e por QR Codes espalhados pela escola. A importância de produzir, pesquisar, revisar e desenvolver habilidades nos levou a considerar um grande percentual de aproveitamento e consequentemente chegar a uma produção significativa, capaz de disseminar os projetos desenvolvidos pela comunidade escolar.

A revista se transformou em uma oportunidade de visibilidade para os projetos desenvolvidos no GEO Nicarágua. Foi notório o interesse das equipes em publicar os resultados alcançados por seus componentes nas diferentes práticas, sobretudo os obtidos em competições externas envolvendo diversas modalidades olímpicas, com destaque para os Prêmios NXplorers, do Programa Shell de Educação Científica, alcançados pelo Time Nicarágua em dois anos consecutivos.

Ao se reconhecerem como parceiros dos professores nessa empreitada criativa, os alunos se sentiram valorizados e sempre prontos a apresentar novas ideias para os artigos a serem publicados. A participação de uma ex-aluna no nosso projeto trouxe à discussão a importância da escola em sua vida e em suas escolhas. A Nicarágua em Ação passou a ser o canal que leva ao conhecimento da comunidade tudo o que é produzido na escola.

Registros
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.