RENATA DE SOUZA RIBEIRO
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR:
TALITA GOULART FERREIRA
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR:
OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estimular a leitura e a escrita;
Com seus múltiplos instrumentos, as tecnologias de hoje em dia vêm apresentando à sociedade um grande volume de informações. Para diversificar o processo de ensino-aprendizagem, a escola vem aderindo a essas tecnologias e desenvolvendo nos alunos habilidades que incluem tanto produção, criatividade e senso crítico como a interação entre as disciplinas e seus professores.
E para inspirar as mentes criativas de professores e alunos do Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Nicarágua a divulgar seus projetos educativos e com isso alcançar novos espaços criamos a revista eletrônica Nicarágua em Ação .
A revista é um projeto interdisciplinar das áreas de Humanidades e Linguagens, coordenado pelas professoras Renata Ribeiro e Talita Goulart, em parceria com a comunidade escolar. O trabalho visa desenvolver habilidades de linguagem, escrita e oralidade, através da utilização de computadores e de recursos didáticos como jornais e revistas.
A sistematização das ações tem sido fator fundamental para o desenvolvimento do projeto, principalmente no que diz respeito à seleção de editorias e grupos de trabalho envolvendo alunos e professores.
Os artigos são escritos, em parceria, por professores e alunos que se destacam nos mais diversos projetos ao longo do ano letivo, contando também com a colaboração de agentes educadores e ex-alunos.
Nossa revista pode ser acessada através do link descrito na bio do Instagram @revistanicaraguaemacao e por QR Codes espalhados pela escola. A importância de produzir, pesquisar, revisar e desenvolver habilidades nos levou a considerar um grande percentual de aproveitamento e consequentemente chegar a uma produção significativa, capaz de disseminar os projetos desenvolvidos pela comunidade escolar.
A revista se transformou em uma oportunidade de visibilidade para os projetos desenvolvidos no GEO Nicarágua. Foi notório o interesse das equipes em publicar os resultados alcançados por seus componentes nas diferentes práticas, sobretudo os obtidos em competições externas envolvendo diversas modalidades olímpicas, com destaque para os Prêmios NXplorers, do Programa Shell de Educação Científica, alcançados pelo Time Nicarágua em dois anos consecutivos.
Ao se reconhecerem como parceiros dos professores nessa empreitada criativa, os alunos se sentiram valorizados e sempre prontos a apresentar novas ideias para os artigos a serem publicados. A participação de uma ex-aluna no nosso projeto trouxe à discussão a importância da escola em sua vida e em suas escolhas. A Nicarágua em Ação passou a ser o canal que leva ao conhecimento da comunidade tudo o que é produzido na escola.