O projeto foi dividido em quatro aulas de 90 minutos.
A primeira aula foi iniciada com a exibição de imagens das obras de Estêvão Roberto da Silva, enfatizando sua habilidade em retratar naturezas-mortas e de toda sua trajetória de vida, inclusive seu destaque na Academia Imperial de Belas Artes. Durante essa aula o professor explicou a estética e o conceito do trabalho artístico de Estêvão.
Durante a segunda aula o professor fez uma roda de conversa propondo uma reflexão sobre a história artística e social de Estêvão, paralelo ao fato dele ser um homem negro exercendo uma profissão e participando de um universo destinado às pessoas brancas.
Na terceira aula o professor dividiu a turma em cinco grupos e colocou frutas no centro da sala para que os alunos criassem pinturas de naturezas-mortas a partir da observação.
Durante a última aula foi montada uma exposição para que todos os alunos pudessem apreciar os trabalhos e admirar o resultado alcançado.
Posteriormente essas pinturas participaram da mostra de Multilinguagens da 8° CRE, sendo selecionadas para a Mostra de Multilinguagens da SME.
Criação de cinco pinturas com a técnica acrílica sobre tela.
Essas telas foram expostas na Unidade Escolar, na Mostra de Multilinguagens da 8° CRE e na Mostra de Multilinguagens da SME.
*Compreender a presença de arte no dia a dia.
* Reconhecer a importância da cultura indígena, europeia e africana na formação do cidadão brasileiro
Estêvão Roberto da Silva foi um grande pintor e professor brasileiro que ingressou na Academia Imperial de Belas Artes, sendo o primeiro estudante negro da Academia com grande destaque em suas realistas naturezas-mortas.
Esse projeto busca apresentar esse artista aos alunos, relacionando sua trajetória vitoriosa e gloriosa às questões e lutas da população negra brasileira, pois Estêvão da Silva lutou arduamente para ter seu trabalho reconhecido e valorizado por uma sociedade que deslegitimava as pessoas negras de forma ainda mais potencializada que hoje.