A prática surgiu da observação dos trabalhos desenvolvidos pela unidade escolar, partindo da interação das crianças, do convívio sadio, da participação ativa das famílias e das necessidades e vivências observadas na comunidade. O objetivo do projeto é mostrar o quão importante é enaltecer e valorizar o socioemocional no dia-a-dia dentro da escola e fora dela, viabilizando e promovendo o bem-estar das crianças e o protagonismo delas como norteador das metodologias aplicadas nas experiências na creche e em todo o projeto político pedagógico escolar. Desenvolver a capacidade de identificar, reconhecer e lidar com seus próprios sentimentos e emoções, assim como compreender as emoções do outro, estabelecendo relações interpessoais mais saudáveis e respeitosas.
Desenvolver habilidades socioemocionais de autocontrole emocional, autoconhecimento, empatia, confiança, criatividade e autonomia para construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se relacionar.
A prática buscou mostrar que trabalhar o socioemocional nas crianças é possível por meio do diálogo, da escuta e dos momentos de rotina, como a hora da história e a rodinha dentro da sala e fora dela, na creche. As crianças do maternal II foram observadas e entrevistadas nessa prática. A metodologia usada foi a abordagem das crianças nos momentos livres e onde elas estivessem desenvolvendo atividades com autonomia, tudo registrado por meio da fotografia focando nas expressões e ações da criança, articulando assim no andamento do projeto pelas professoras da unidade escolar os campos de experiências em toda a prática.
As educadoras promoveram atividades lúdicas e interativas como rodas de conversa, contação de histórias, brincadeiras coletivas, jogos cooperativos, musicalização, dramatização com fantoches, podcasts e oficina com as famílias, visando o desenvolvimento da inteligência emocional e o desenvolvimento educacional, cultural e social das crianças. Como suporte teórico foram utilizadas as teorias da emoção de Wallon e a teoria da inteligência emocional, enfatizando a importância da criança saber lidar com suas emoções e como gerir atos conflituosos no seu cotidiano.
Tivemos como resultado nessa prática uma equipe ainda mais engajada em promover práticas e atividades significativas para as crianças, a inclusão e pesquisa de novas brincadeiras e experiências, como também muitas falhas e aprendizados que permitiram e permitem até hoje entender o ensinar como uma construção diária assim como o crescer de cada criança
Obtivemos como resultados a criação de um ambiente de aprendizagem mais favorável, a melhoria no comportamento das crianças, apresentado interações mais harmônicas no compartilhamento de brinquedos e materiais, por exemplo, mostrando-se mais felizes no espaço da instituição, mais autônomas, motivadas ao executarem tarefas em grupo e confiantes na tomada de decisões