O projeto é uma das estratégias adotadas para o engajamento de jovens estudantes moradores da região com o tema “sustentabilidade” com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A proposta visa desenvolver a alfabetização científica dos alunos com foco na sustentabilidade e questões ambientais locais, além de estimular o protagonismo feminino. As ações consistem em colocar em prática ferramentas de ensino que permitem conscientizar os alunos sobre a interação do ser humano com o meio ambiente, estimulando o raciocínio lógico, a autonomia e pensamento crítico. Ao planejar as aulas consideramos também seu impacto social no bairro, já que a transformação da sociedade gera impactos diretos e indiretos no ambiente. Pensar abordagens no campo da Educação Científica a fim de melhorar a formação cidadã e promover uma visão mais adequada de ciência e tecnologia, e suas consequências diretas ao planeta, é um papel importante do ambiente escolar (ASM Rodríguez, 2017).
O projeto se pauta em duas frentes: Horta escolar e Clube de Ciências. A retomada dos projetos de sustentabilidade na escola, no ano de 2022, foi uma forma de engajar alunos e professores em meio às dificuldades do retorno escolar pós pandemia. Para dar início à escolha dos alunos que seriam participantes do projeto da horta escolar como monitores, foi aberta a inscrição voluntária para o preenchimento de dez vagas para meninas.
Ao longo do ano letivo as reuniões ocorreram na área verde da escola, temas como agroecologia, alimentação saudável, erosão, poluição plástica, aquecimento global e raciocínio matemático foram explorados. Os participantes foram incentivados a dizer quais as sensações e sentimentos que eles traziam e suas perspectivas com a participação no projeto. Leituras científicas como textos da engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi, pioneira da agroecologia no Brasil, foram realizadas com a intenção de sensibilizar a respeito das consequências da agricultura convencional para o meio ambiente.
Todas as ações foram registradas em caderno de campo pelos alunos além das suas impressões pessoais sobre a atividade da horta. Os alunos também foram instigados a pensarem em um nome para a horta, em substituição ao nome inicial “horta escolar”, além de serem apresentados à rotina de consultar os calendários de atividades da horta, buscar pelos equipamentos e uniforme da horta. Acreditamos em um ensino que estimule o protagonismo dos estudantes, favorecendo a motivação e promovendo autonomia. Todos os trabalhos desenvolvidos foram expostos na Mostra de Sustentabilidade, evento anual da escola com objetivo de divulgar Ciência e discutir Sustentabilidade. Percebemos que algumas habilidades como a produção de textos, de mídias e de pensamento científico poderiam ser melhor exploradas em um projeto de formação científica para alunos com esse perfil, e assim nasceu o clube de ciências.
No ano de 2023, retomamos a seleção dos alunos participantes e ampliamos o número de vagas ofertadas. Atualmente, temos 32 monitores, entre alunos do 7º, 8º e 9º anos, divididos entre a horta escolar e o clube de ciências. Com a ajuda de parcerias o projeto cresceu: mudamos e ampliamos a área da horta, possibilitando a o plantio e manutenção de variados tipos de vegetais, além de estimular aos alunos a pensarem em soluções sustentáveis para os problemas que surgem no processo. O clube de ciências desenvolveu um projeto de irrigação sustentável utilizando garrafas PET já em prática nos canteiros, além de pensar soluções para o descarte inadequado de resíduos.
Além das atividades escolares, os projetos envolvem também trabalhos de campo na região a fim de apresentar os problemas ambientais e propor ações para sua solução, além de visitas à instituições científicas e museus, ampliando o conhecimento científico dos estudantes.