Os professores regentes das turmas realizam o lançamento das frequências dos alunos, diariamente no sistema e, caso alguma criança apresente 03 faltas consecutivas sem nenhuma justificativa, sinalizam ao agente de infrequência. O agente de infrequência juntamente com a equipe pedagógica realiza um levantamento dos alunos que se encontram infrequentes. A equipe gestora entra em contato, através do telefone com os responsáveis para saber o motivo das ausências dos alunos.
Procuramos também, meios para busca de alunos sem contato telefônico, realizando a procura através do endereço residencial, envolvendo assim, nossos parceiros do Conselho Escola Comunidade (CEC), da Associação dos Moradores do Recreio dos Bandeirantes, da Paróquia São Pedro do Mar, dos Pais Representantes de turma e toda comunidade escolar.
Os alunos que frequentam as aulas e que apresentam mais de 3 faltas consecutivas sem justificativa, recebem um comunicado na agenda, solicitando o comparecimento do responsável na unidade escolar. Quando o responsável comparece à escola, conversamos e registramos em ATA, todas as informações sobre o motivo da infrequência do aluno e orientamos a família sobre a importância da assiduidade escolar e ratificamos as perdas que acarretam as faltas. Esgotado todas as possibilidades de contato com o responsável, informamos ao Conselho Tutelar, os casos de infrequência e abandono escolar dos alunos em conformidade com a Legislação Vigente.
Promovemos através de reuniões presenciais, informativos (via agenda) e grupos no WhatsApp para incentivar a frequência dos alunos. Realizamos bimestralmente, análise dos percentuais de faltas e
promovemos ações para reduzir a infrequência dos alunos. E semestralmente, fazemos atualização das informações dos alunos na ficha de matrícula.
O nosso Plano Pedagógico Anual "Vou dar a volta ao mundo, vou ver o mundo girar, e as diferenças respeitar." tem como objetivo articular as experiências e saberes das crianças, com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico, possibilitando-lhes vivências que contribuam na construção de suas identidades individuais e coletivas, como sujeitos que questionam e constroem sentidos dos mundos. Nessa perspectiva de mundo, consideramos como parte indissociável, a constante, reflexão acerca de práticas antirracistas e inclusivas, alinhadas ao amplo sentido de sustentabilidade ambiental e social.