ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Apoio Interdisciplinar do NIAP/PROINAPE
#incluirsim,excluirnao!
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Portugal - 1ª CRE
Avenida do Exército 175 - São Cristóvão
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Diana Oliveira Rebouças e Márcia Spinelli
Diana é psicóloga formada pelo IBMR, tem pós tem Teoria Psicanalítica pelo aipim/UFRJw é funcionária da Prefeitura do Rio de Janeiro atuando no PROINAPE Márcia é assistente social formada pela UFRJ , é funcionária da Prefeitura e também atua no PROINAPE e no hospital do Estado
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Psicóloga e assistente social
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
5º ano
OBJETIVOS

Sensibilizar os alunos sobre os efeitos negativos do bullying; promover, partir de um favorecer de escuta e favorecer, uma mudança de olhar o outro como pertencente ao grupo; o processo de empatia ; suscitar o pensamento crítico e colaborar para o desenvolvimento da escrita;

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio/2023 até Outubro/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Público
Alunos
Eixo de trabalho do NIAP
Juventude e Escola

O projeto Incluir sim , excluir não ! Foi desenvolvido pela equipe do PROINAPE na referida Escola a partir do mês de maio de 2023.Este projeto teve como foco de atuação a turma 1502 a partir da demanda da direção da Unidade Escolar uma vez que a turma estava apresentando questões relacionadas à segregação de alguns alunos por conta de suas peculiaridades . Esta segregação ocorria sobretudo nas aulas de Educação Física. Foram realizadas diversas dinâmicas com a turma a partir de temática do bullying elencada pelos próprios alunos .Os mesmos comentavam que havia muitos xingamentos e desrespeitos entre os colegas, além de segregação. A partir destes relatos e da solicitação da direção da escola iniciou-se a realização de ações na turma com a presença constante da professora regente. Foram feitas dinâmicas como a apresentação de gravuras que retratam cenas de bullying no contexto escolar cujos objetivos eram suscitar uma discussão entre todos os alunos e como os mesmos poderiam mudar as situações de agressividade a fim de promover um ambiente mais tranquilo no cotidiano da Escola; dinâmicas do auto-retrato a fim de fomentar um pensamento crítico sobre as diferenças e que estas devem ser respeitadas , pois cada um tem sua singularidade, modos de ser e sentir; exibição de vídeo com a temática de bullying a fim de promover o debate sobre os efeitos nefastos deste ato agressivo na vida da criança e/ ou adolescente . Posteriormente a equipe juntamente com os alunos confeccionaram o “varal da amizade” onde cada um devia escrever uma carta anônima para um outro colega (sem nomear) que já sofreu ou sofre bullying. Após esta etapa o discente era solicitado a pegar uma carta do varal aleatoriamente e guardá-lo sem mostrar para ninguém. Posteriormente era solicitado à turma que falasse sobre como se sentiu fazer a carta e sobre o que pensou a respeito do bullying ao realizar a respectiva tarefa.

A equipe do PROINAPE teve como norte a discussão sistemática com a direção a de saber sobre a situação dos alunos da turma 1502 . A mesma informou que não houve mais queixas de agressões entre os alunos a partir do trabalho realizado pelo PROINAPE . Observou-se muita implicação da turma em participar de todas as dinâmicas apresentando caminhos para a resolução de conflitos ; alguns alunos falaram sobre as consequências do bullying incluindo até o suicidio; muitos falaram que a turma precisaria mudar pois se sentiam vítimas de preconceitos e que bullying é crime. Os alunos escreveram bastante e até desenharam ao fazerem as cartas além de solicitarem ajuda quando necessário.
Referências Bibliográficas

Alberti, S. (2004) O adolescente e o Outro. Rio de Janeiro, Zahar.

Alberto,S.(1996) Esse Sujeito Adolescente. Rio de Janeiro, Relume -Dumara.

Alberto, L.O.G. & Pereira,S.T.(Orgs) A síndrome do medo contemporâneo e a violência na escola. (2008) Belo Horizonte, Autêntica Editora.

Cohen, R.H.P. (2006) A lógica do fracasso escolar. Rio de Janeiro, Contracapa.

Lacan,J.( 1998) O Seminário,livro 11 os quatros conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro, Zahar .

Moreira, Carlos Felipe. O trabalho com grupos em Serviço Social 1 edição RJ, Editora Cortez, 2019

Revista Serviço e Sociedade. A Educação,21

Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.