Sensibilizar os alunos sobre os efeitos negativos do bullying; promover, partir de um favorecer de escuta e favorecer, uma mudança de olhar o outro como pertencente ao grupo; o processo de empatia ; suscitar o pensamento crítico e colaborar para o desenvolvimento da escrita;
O projeto Incluir sim , excluir não ! Foi desenvolvido pela equipe do PROINAPE na referida Escola a partir do mês de maio de 2023.Este projeto teve como foco de atuação a turma 1502 a partir da demanda da direção da Unidade Escolar uma vez que a turma estava apresentando questões relacionadas à segregação de alguns alunos por conta de suas peculiaridades . Esta segregação ocorria sobretudo nas aulas de Educação Física. Foram realizadas diversas dinâmicas com a turma a partir de temática do bullying elencada pelos próprios alunos .Os mesmos comentavam que havia muitos xingamentos e desrespeitos entre os colegas, além de segregação. A partir destes relatos e da solicitação da direção da escola iniciou-se a realização de ações na turma com a presença constante da professora regente. Foram feitas dinâmicas como a apresentação de gravuras que retratam cenas de bullying no contexto escolar cujos objetivos eram suscitar uma discussão entre todos os alunos e como os mesmos poderiam mudar as situações de agressividade a fim de promover um ambiente mais tranquilo no cotidiano da Escola; dinâmicas do auto-retrato a fim de fomentar um pensamento crítico sobre as diferenças e que estas devem ser respeitadas , pois cada um tem sua singularidade, modos de ser e sentir; exibição de vídeo com a temática de bullying a fim de promover o debate sobre os efeitos nefastos deste ato agressivo na vida da criança e/ ou adolescente . Posteriormente a equipe juntamente com os alunos confeccionaram o “varal da amizade” onde cada um devia escrever uma carta anônima para um outro colega (sem nomear) que já sofreu ou sofre bullying. Após esta etapa o discente era solicitado a pegar uma carta do varal aleatoriamente e guardá-lo sem mostrar para ninguém. Posteriormente era solicitado à turma que falasse sobre como se sentiu fazer a carta e sobre o que pensou a respeito do bullying ao realizar a respectiva tarefa.
Alberti, S. (2004) O adolescente e o Outro. Rio de Janeiro, Zahar.
Alberto,S.(1996) Esse Sujeito Adolescente. Rio de Janeiro, Relume -Dumara.
Alberto, L.O.G. & Pereira,S.T.(Orgs) A síndrome do medo contemporâneo e a violência na escola. (2008) Belo Horizonte, Autêntica Editora.
Cohen, R.H.P. (2006) A lógica do fracasso escolar. Rio de Janeiro, Contracapa.
Lacan,J.( 1998) O Seminário,livro 11 os quatros conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro, Zahar .
Moreira, Carlos Felipe. O trabalho com grupos em Serviço Social 1 edição RJ, Editora Cortez, 2019
Revista Serviço e Sociedade. A Educação,21