Os objetivos desta ação são:
Este projeto foi pensado a partir de uma roda de conversa em que algumas meninas supervalorizavam os cabelos lisos de uma amiguinha loira, de pele branca e comparavam os cabelos dela a fios de ouro. Essas crianças não se reconheciam como bonitas, principalmente nos cabelos e na cor da pele.
Iniciamos com propostas pedagógicas que promovessem narrativas segundo as quais as crianças pudessem ter contato com suas histórias pessoais, de suas famílias, sua ancestralidade, levando à sua valorização e ao seu reconhecimento identitário na sociedade.
Ações desenvolvidas:
As crianças, ao final, já estavam se valorizando, reconhecendo a história africana através da ancestralidade. Começaram a se ver representadas racialmente no mundo de hoje, reconhecendo a importância da igualdade racial e sua representatividade social.
Também observamos que as crianças reverberaram em suas famílias a pauta da diversidade, valorizando cabelo, cor de pele etc. Daí a importância da ressignificação e da construção de uma conscientização e valorização da cultura e estética do negro.