A Abertura dos Portos, a interiorização da colonização e os novos colonos contribuíram para que se tornasse mais consistente a ideia da formação de um império luso-americano.

1 Moeda 1803 t
Perfil de Napoleão Bonaparte em moeda de 20 francos, datada de 1803, quando ele era o primeiro-cônsul da França. Wikimedia commons, National Museum of American History

A decretação do Bloqueio Continental pelo imperador francês Napoleão Bonaparte ocasionou a transferência da corte portuguesa para o Brasil. A abertura dos portos ao comércio internacional, a interiorização da colonização e o enraizamento dos novos colonos nas terras americanas contribuíram para que se tornasse mais consistente a ideia, há muito aventada, da formação de um império luso-americano. Essa situação provocou profundas alterações na vida da colônia. Seus habitantes refinaram seus hábitos no contato com os nobres da corte, com os estrangeiros, os viajantes e com os artistas vindos nas diversas missões culturais. A permanência da família real causou, também, insatisfação em amplos setores da sociedade, especialmente naqueles que tiveram seus interesses prejudicados, dando origem a movimentos de contestação, como, por exemplo, a Revolução Pernambucana de 1817.