1 Cortes estudo t
Delegados constituintes das Cortes que elaboraram a Carta Magna portuguesa, após a Revolução do Porto. Estudo em óleo sobre tela de José Maria Veloso Salgado. Domínio público, Museu da Assembleia da República, Lisboa

A Revolução de 1820 apresentava duas faces contraditórias. Para Portugal, era liberal, na medida em que convocou as Cortes (Assembleia Constituinte), que não se reuniam desde 1689, com o objetivo de elaborar uma constituição que estabelecesse os limites do poder do rei. Para o Brasil, foi conservadora e recolonizadora, visto que se propunha a anular as medidas concedidas por D. João, exigindo a manutenção dos monopólios e privilégios portugueses, limitando a influência inglesa, subordinando novamente a economia e a administração brasileiras a Portugal.

No Brasil, as primeiras notícias sobre o movimento chegaram por volta de outubro, ocasionando grande agitação. Todos confraternizaram, mas, aos poucos, ficou clara a divergência de interesses entre os diversos setores da população. No Grão-Pará, na Bahia e no Maranhão, as tropas se rebelaram em apoio aos revolucionários portugueses, formando juntas governativas que só obedeceriam às Cortes de Lisboa. A presença da família real no Rio de Janeiro agravara as diferenças que separavam o Centro-Sul do Norte e Nordeste, sobrecarregando essas regiões com o aumento e criação de novos tributos destinados à manutenção da corte, chamada de a "nova Lisboa".

Muitos comerciantes portugueses, ansiosos por recuperar seus privilégios, aderiram ao movimento. Foram apoiados pelas tropas portuguesas. Outros grupos acreditavam que o regime constitucional implantado em Portugal seria também aplicado no Reino do Brasil. Havia também aqueles que, beneficiados com o estabelecimento da corte no Rio de Janeiro, não queriam a volta a Lisboa. Afinal, seus negócios estavam correndo bem e o retorno significaria o fim das vantagens e de seu prestígio social e político. Funcionários que haviam recebido cargos públicos e proprietários de escravos e terras do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo manifestaram-se contra a Revolução do Porto, defendendo a permanência da família real no Brasil.

O retorno da corte para Portugal dividia as opiniões. De um lado, o Partido Português, que agrupava as tropas portuguesas e os comerciantes reinóis, exigindo o regresso da família real. De outro, aqueles que se opunham, por terem progredido, ganhado prestígio e poder com a vinda da corte para o Rio de Janeiro e que, portanto, queriam que o rei ficasse. A partir do momento em que se manifestaram favoráveis à permanência de D. João, passaram a ser conhecidos como Partido Brasileiro. Seus integrantes não eram necessariamente brasileiros de origem, mas tinham seus interesses vinculados ao Brasil.

2 Juramento obediencia Pedro 1 t
O juramento de obediência à Constituição pelo príncipe D. Pedro, no Real Teatro São João (atual João Caetano), no Rio de Janeiro. A ideia inicial de D. João VI era enviá-lo para Lisboa, a fim de acalmar os ânimos lusitanos. Desenho aquarelado (23 x 35 cm) de Félix-Émile Taunay. Museu Hisórico Nacional

D. João VI resolveu ficar, mas, tentando contornar a situação, anunciou que enviaria o príncipe D. Pedro a Portugal, "para ouvir os povos". Essa medida não foi bem aceita por comerciantes e tropas portuguesas do Rio de Janeiro. Em fevereiro de 1821, as tropas reuniram-se no Largo do Rossio, atual Praça Tiradentes, exigindo que D. Pedro e D. João jurassem a Constituição que estava sendo feita pelas Cortes, e a substituição de ministros e de funcionários que ocupavam os principais cargos administrativos. D. João concordou com tudo.

Alguns dias depois de jurar, antecipadamente, a Constituição, no Real Teatro São João, atual João Caetano, o rei foi pressionado a retornar a Lisboa, deixando o príncipe D. Pedro como regente. Ficou também decidido que se realizariam eleições para a escolha dos representantes brasileiros nas Cortes. No entanto, a agitação continuava. No dia 21 de abril, grupos populares reuniram-se em assembleia no edifício da Praça do Comércio, exigindo que D. João jurasse a Constituição espanhola enquanto era elaborada a Constituição portuguesa.

Devido aos sucessivos adiamentos da partida, manifestações tanto a favor como contra o retorno do rei tomaram conta da reunião. Para controlar a situação e terminar com a manifestação, D. Pedro ordenou à tropa que dispersasse a assembleia. Uma pessoa morreu e muitas ficaram feridas e, por isso, o edifício projetado por Grandjean de Montigny, a atual Casa França-Brasil, que participou da chamada Missão Artística Francesa, passou a ser conhecido como "Açougue dos Braganças".

5 Partida Joao t
O retorno da família real para Portugal. Diante da inconformidade lusitana com sua permanência no Brasil, D. João VI resolveu atender à exigência das Cortes portuguesas. Gravura de Jean-Baptiste Debret. In: Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, v. 3, 1834-1839. Domínio público, Biblioteca Nacional Digital

Cinco dias depois, em 26 de abril de 1821, D. João VI deixava o Brasil, acompanhado por quatro mil pessoas.

Levaram tudo o que puderam, inclusive todo o ouro que existia no Banco do Brasil. Grupos de brasileiros tentaram impedir a volta das joias e dos bens do Tesouro para Lisboa. Cantava-se nas ruas:

"Olho vivo,
pé ligeiro,
vamos a bordo,
buscar o dinheiro".

Seu regresso atendia às exigências das Cortes portuguesas, mas, deixando D. Pedro como príncipe regente do Brasil, agradava também ao grupo político que defendera a permanência da família real no Brasil – o Partido Brasileiro, que começava, então, a se formar.