regentes t
Os três regentes provisórios: o brigadeiro Francisco de Lima e Silva e os senadores José Joaquim Campos e Nicolau de Campos Vergueiro, respectivamente. Litografias de Sébastien Auguste Sisson. Domínio público, Biblioteca Brasiliana – USP

Como no dia da abdicação de D. Pedro o Parlamento brasileiro encontrava-se em férias, não havia no Rio de Janeiro número suficiente de deputados e senadores que pudesse eleger os três regentes. Os poucos parlamentares que se encontravam na cidade elegeram, em caráter de emergência, uma Regência Trina Provisória.

Essa Regência, que governou o país por aproximadamente três meses, era composta pelos senadores Nicolau de Campos Vergueiro e José Joaquim de Campos (Marquês de Caravelas) e pelo brigadeiro Francisco de Lima e Silva, pai do Duque de Caxias. A pressa em se eleger a Regência deveu-se ao temor do acirramento da agitação popular, que a própria camada dominante havia estimulado para atingir seu objetivo – a abdicação de D. Pedro I.

A principal medida tomada por essa Regência foi convocar os demais parlamentares para que elegessem, em Assembleia Geral, a Regência Trina Permanente. Apesar de manter as estruturas políticas do Império autoritário, a Regência Provisória tinha um caráter liberal e antiabsolutista. Era o início do chamado avanço liberal, que durou até 1837, quando os grupos políticos das províncias alcançaram um maior grau de autonomia. Entre outras medidas tomadas pela Regência Provisória destacam-se:

5 Debret funcionarios t
Indumentária dos ministros e secretários de Estado da época, em gravura de Jean-Baptiste Debret, 1826. Domínio público, Museus Castro Maya

- Reintegração do Ministério dos Brasileiros, demitido por D. Pedro I em abril de 1831.
- Promulgação de uma lei restringindo as atribuições do Poder Moderador, que temporariamente seria exercido pelos regentes, vetando-lhes o direito de dissolver a Câmara dos Deputados, decretar a suspensão das garantias constitucionais e conceder títulos de nobreza e condecorações.
- Anistia aos presos políticos para abafar a agitação política.
- Proibição dos ajuntamentos noturnos em praça pública, tornando inafiançáveis os crimes em que ocorresse prisão em flagrante.

Nesse momento, a rivalidade entre brasileiros e portugueses se aprofundava. No final de abril, as manifestações antilusitanas se acirraram. Ao grito de "mata marinheiro" e "mata bicudo", portugueses eram perseguidos e tinham suas casas de comércio invadidas e saqueadas. Os que ocupavam cargos públicos eram depostos. Em várias ocasiões pediu-se a expulsão de portugueses, especialmente daqueles que detinham o monopólio do comércio e, por conta disso, eram o alvo preferido da população.

O Jornal do Commercio publicava, em 15 de julho de 1831, uma representação ao governo com cerca de 400 assinaturas, na qual a expulsão dos portugueses era proposta nos seguintes termos:

1 Debret botica corrigido t
A maioria das casas de comércio da época estava nas mãos dos lusos. Com a radicalização dos brasileiros contra os portugueses, muitos estabelecimentos foram invadidos e saqueados. Loja do Boticário, aquarela sobre papel de Jean-Baptiste Debret. Domínio público, Museus Castro Maya

"Senhor,

O povo e a tropa da capital do Rio de Janeiro são de novo reunidos para pedir a expulsão para fora do Império dos acérrimos inimigos da Nação Brasileira, que tantos males lhe hão causado, e que são incansáveis em tratar solapadamente a sua ruína; convém, pois, Senhor, que tais homens nocivos ao bem-estar não continuem a viver no meio de nós".