Rioeduca na TV abre programação desta semana com Linguagens e Matemática
08 Março 2021 | Por Adriana Nascimento

thumb RioeducanaTV Matematica 9anoVideoaulas para os anos finais, exibidas a partir das 9h50, tratam de temas dos diversos componentes curriculares.

Os estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro podem assistir, a partir desta segunda-feira, a videoaulas que abordam temas de componentes curriculares diferentes - como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Geografia - de acordo com cada dia da semana. A programação de Rioeduca na TV traz, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, videoaulas apresentadas por professores da Rede Municipal e é produzida pela Secretaria Municipal de Educação com a MultiRio. Todos os dias, estudantes da Educação Infantil, 1º ao 9º ano, além de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), podem assistir às aulas pela TV Escola, no canal aberto (canal 2.3) ou pela TV fechada.

Língua Portuguesa e Língua Inglesa são temas para os anos finais nesta segunda. Embalados pela Poesia, às 10h20, para o 8º ano; e Who Are You?, às 11h20, para o 6º ano são algumas das videoaulas do dia. Na terça, tem Matemática, com Polígonos, às 10h05, para o 7º ano, e Dízima Periódica, às 10h50, para o 9º ano; Na quarta, Ciências é o componente curricular com Célula, às 10h20, para o 8º ano, e Planeta Água, às 9h50, para o 6º ano; na quinta e na sexta, estão História e Geografia, com Ser Ambientalmente Correto (quinta), às 10h05, para o 7º ano, Os Movimentos Migratórios (quinta), às 10h50, para o 9º ano, e Reforma Protestante (sexta), às 10h20, para o 8º ano, entre outras videoaulas para o 6º ao 9º ano da semana.

Já para os alunos dos anos iniciais, do 1º ao 5º ano, a cada dia as videoaulas trabalham temas dos vários componentes curriculares. Nesta segunda-feira (8), o 1º ano assiste a Brincando com o Trava-Línguas, às 8h, enquanto o 3º ano tem a videoaula Registrando Números Pares e Ímpares, às 8h30. Na terça-feira (9), às 9h, Meios de Comunicação e Informação é o tema para o 5º ano. O Enigma das Letras do Alfabeto é a videoaula da quarta-feira (10) para o 2º ano, às 8h15, e Que Tabela é Essa, Cinderela, para o 3º ano, às 8h30. Na quinta (11), Apareçam os Espacinhos entre as Palavras para Mim, às 8h45, é a videoaula do 4º ano. Na sexta (12), Boi de Mamão é o título da aula de Artes Visuais e Cênicas, Educação Física e Música voltada para o 1º, 2º e 3º anos.

Para a Educação Infantil, as videoaulas desta semana trazem aprendizado com ludicidade. As videoaulas A Linda Rosa Juvenil (segunda, às 7h30), Vamos Aprender! Tecnologia Digital (terça, às 7h30), Aquarela (quarta, às 7h45), Vamos Aprender! Imitando os Animais (quinta, às 7h30) e Você Se Lembra (sexta, às 7h45) são algumas das voltadas para os pequenos na programação de Rioeduca na TV. Além disso, na quinta-feira, às 8h, tem a videoaula Com Que Letra eu Escrevo? para a Educação Especial. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos acompanham suas aulas na TV a partir das 20h, diariamente. Cooperação, na terça, às 20h15, para o Peja II; Produzindo Textos, na quarta, às 20h, para o Peja I; e Reaproveitamento de Alimentos, na sexta, às 20h, para o Peja I, são alguns dos conteúdos.

As videoaulas do bloco da manhã são reapresentadas à tarde; as aulas da Educação Infantil também são reexibidas novamente a partir das 19h30. A programação completa da semana com todos os horários está disponível em www.multi.rio/rioeducanatv. As aulas também ficam no canal da MultiRio no YouTube, organizadas em listas de reprodução por ano escolar.

Para responder às perguntas dos alunos, o programa ao vivo Tira-Dúvidas vai ao ar de segunda a sexta-feira. Os estudantes podem enviar questões pelo chat do aplicativo Rioeduca em Casa durante a transmissão ou pelo WhatsApp (21 - 99184-4948). Às 9h15, é exibido o Tira-Dúvidas para o 1º ao 5º ano; às 17h35, para o 6º ao 9º ano. A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV Escola pelo sinal aberto (canal 2.3) e também pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7).

Confira a programação completa desta semana.