Encontros com a Educação Infantil entram na programação de Rioeduca na TV
20 Abril 2021 | Por Adriana Nascimento

thumb videoaula EdInfantil RioeducanaTVTransmissões do aplicativo Rioeduca em Casa são oferecidas na programação diária de videoaulas para a Educação Infantil

As crianças da Educação Infantil têm um encontro diário com professores da Rede Municipal de Ensino, em videoaulas elaboradas especialmente para esse público e que, uma vez transmitidas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, agora fazem parte da programação regular de Rioeduca na TV, em uma oferta de recursos pedagógicos que une diversas frentes do ensino remoto da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. As videoaulas, produzidas pela secretaria com a MultiRio, vão ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, pela TV Escola, e complementam as atividades remotas oferecidas aos estudantes da Educação Infantil, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da Educação Especial e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nesta segunda-feira (19), entre as videoaulas, vão ao ar dois Encontros com a Educação Infantil: às 7h30, sobre expressão em contação de histórias e atividades culturais; e, às 7h45, com o tema do brincar com gestos e sons. Outras videoaulas do dia são Palavras e Expressões, às 9h, para o 5º ano; e Apólogo, às 10h20, de Língua Portuguesa para o 8º ano. Na terça (20), alguns destaques são o Encontros com a Educação Infantil, às 7h30, sobre elementos da natureza; Vamos Contar?, às 8h30, para o 3º ano; e O que é uma Equação?, às 10h50, de Matemática para o 9º ano.

O Rio de Janeiro de Mestre Valentim, às 8h45, para o 4º ano; e Biomas Brasileiros - Caatinga e Cerrado, às 10h20, de Geografia para o 8º ano, são algumas das aulas da quarta-feira (21). Na quinta (22), às 9h50 tem a aula Restinga, de Geografia para o 6º ano; e, às 11h05, Who Are You?, de Língua Inglesa para o 7º ano. Alguns destaques da sexta-feira (23) são as videoaulas Encontros com a Educação Infantil, às 7h45, sobre o corpo no ambiente; e Tem Teatro, Tem História, às 8h30, que trabalha de forma interdisciplinar Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Educação Física para o 1º ao 3º ano.

Ao longo da semana, na programação de Rioeduca na TV, os alunos também assistem a dois programas Tira-Dúvidas, ao vivo, que vão ao ar às 9h15, para os alunos do 1º ao 5º ano, e às 15h15, para os do 6º ao 9º ano. Nas lives, os professores respondem a perguntas dos estudantes enviadas durante os programas pelo chat do aplicativo Rioeduca em Casa ou pelo WhatsApp (21 - 99184-4948).

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV Escola pelo sinal aberto (canal 2.3) ou pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7). As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vai ao ar novamente a reprise das aulas da Educação Infantil, das 19h às 20h, e são exibidas as aulas do dia para estudantes da Educação de Jovens a Adultos, das 20h às 20h30.

Os alunos também podem assistir às videoaulas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube, em listas de reprodução organizadas por ano. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.