Rioeduca na TV: novidades na programação de videoaulas incluem mudança nos canais de exibição
09 Agosto 2021 | Por Adriana Nascimento

thumb videoaula 09.08As aulas produzidas pela SME com a MultiRio passam a ser transmitidas na Band, pela TV aberta; programas ao vivo de Tira-Dúvidas seguem em novos horários

A partir desta semana, a programação de Rioeduca na TV ganha novos canais de exibição na televisão. Com a mudança, as videoaulas deixam de ser transmitidas pela TV Escola e passam a ser exibidas pela Band, no canal 7.2 da TV aberta, e nos canais da MultiRio (26 e 526 da NET), na TV fechada. Entre as novidades para o segundo semestre, também estão os programas ao vivo de Tira-Dúvidas em novos horários, e as videoaulas de Sala de Leitura. As aulas de Rioeduca na TV, realizadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro junto com a MultiRio, são apresentadas por professores e voltadas para estudantes da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A programação vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30.

Além das videoaulas gravadas, a programação de Rioeduca na TV traz programas ao vivo de Tira-Dúvidas. Nos novos horários, os alunos do 1º ao 5º ano assistem à live semanal às sextas-feiras, às 9h30; e os do 6º ao 9º ano, diariamente, de segunda a sexta-feira, às 16h - a cada dia, é dado destaque a um componente curricular, como Matemática e Geografia. Durante as transmissões, os professores respondem ao vivo a perguntas dos estudantes enviadas pelo chat do aplicativo Rioeduca em Casa ou pelo WhatsApp (21 - 99184-4948).

Outra novidade já no ar, contação de histórias para os pequenos, narrativas diversas e aspectos da linguagem são alguns dos temas trabalhados nas aulas da Sala de Leitura durante a programação. As aulas vão ao ar às 8h, desta segunda à sexta-feira, para os pequenos da Educação Infantil; a partir da terça, são exibidas às 9h30 e às 9h45, respectivamente, para estudantes do 1º e 2º anos, do 5º e 6º anos (quarta), e do 7º e 8º anos (quinta). Na sexta-feira, são transmitidas as aulas de leitura para o 9º ano (às 15h30), alunos do Carioca II (às 15h45), EJA I (às 11h45) e EJA II (às 12h). As videoaulas da manhã são representadas à tarde e, no caso da EJA, vão ao ar novamente à noite.

Nesta segunda-feira (9), alguns destaques são as videoaulas Os Patrimônios da Cidade, às 8h45, para o 3º ano; e É Prosa ou É Verso?, de Língua Portuguesa, às 10h, para o 6º ano. Na terça (10), entre as aulas estão Passeio ao Mercado, às 7h45, para a Educação Infantil; e Descobrindo Informações Explícitas, de Sala de Leitura, às 9h45, para o 4º ano. Entre os temas da quarta-feira (11), estão Brincando com os Números Pares e Ímpares, às 8h30, para o 2º ano; e As Estações do Ano, de Ciências, às 10h30, para o 8º ano.

Localização de Números Reais na Reta Numérica, de Matemática, às 11h, para o 9º ano; e Como Identificar o Tema de um Texto?, às 11h45, para a EJA I, são algumas das videoaulas da quinta-feira (12). Já na sexta (13), Fantoches: Teatro e Olimpismo, às 8h45, trabalha Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Educação Física de forma interdisciplinar para estudantes do 1º ao 3º ano.

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV aberta na Band (canal 7.2) e na TV fechada pelo canal MultiRio (canal 26 e canal HD 526 da NET/Claro). As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vão ao ar novamente as reprises das aulas da Educação Infantil, das 19h às 20h, e as da Educação de Jovens e Adultos, das 20h às 20h30.

Os alunos também podem assistir às videoaulas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube, em listas de reprodução organizadas por ano. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.