Videoaulas destacam história e cultura indígenas em Rioeduca na TV
13 Setembro 2021 | Por Adriana Nascimento

thumb videoaula13.09A programação, que vai ao ar diariamente na TV, é voltada para alunos de todos os anos de escolaridade da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro

Nesta semana, de 13 a 17 de setembro, a programação de Rioeduca na TV, realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio, traz videoaulas de Sala de Leitura que destacam a história e a cultura indígenas. As aulas Uapé, uma História Indígena; e Protagonismo das Mulheres Indígenas trabalham elementos da narrativa e a percepção de que uma história pode ser contada considerando diferentes influências; enquanto Tupis fala dos povos originários do Brasil. Apresentadas por professores, as videoaulas são voltadas para a Educação Infantil e 1º ao 9º ano, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e vão ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, pela TV, na Band (canal 7.2) e no canal MultiRio (26 e 526 da NET/Claro).

Na segunda-feira (13), Qual é a Localização?, às 8h15, para o 1º ano; O Rio de Janeiro e Seus Elementos Naturais, às 9h, para o 4º ano; e Crônica: Vamos Produzir?, de Língua Portuguesa, às 10h15, para o 7º ano; são algumas das aulas do dia. Na terça (14), entre os destaques estão Vamos Ler Gráficos e Tabelas?, às 8h45, para o 3º ano; Ângulos Complementares e Suplementares, às 10h45, para os alunos do projeto Carioca II; e Porcentagem em Gráficos, às 12h, para a EJA II.

Cadê a Pracinha?, às 7h45, para a Educação Infantil; Rochas Sedimentares, às 10h, para o 6º ano; e Ecossistemas Brasileiros, às 10h15, para o 7º ano, ambas de Ciências, estão entre as videoaulas da quarta-feira (15). Na quinta (16), algumas aulas são Uapé, uma História Indígena, às 9h30, para o 7º ano; e Protagonismo das Mulheres Indígenas, às 9h45, para o 8º ano, ambas de Sala de Leitura. Na sexta-feira (17), os destaques são Luz e Sombra, às 8h45, que trabalha de forma interdisciplinar Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Educação Física para 1º, 2º e 3º anos; e Tupis, de História, às 10h15, para o 6º ano.

A programação de Rioeduca na TV também traz programas ao vivo de Tira-Dúvidas. Nos novos horários, os alunos do 1º ao 5º ano assistem à live semanal às sextas-feiras, às 9h30; e os do 6º ao 9º ano, diariamente, de segunda a sexta-feira, às 16h - neste caso, a cada dia, é dado destaque a um componente curricular, como Matemática e Geografia. Durante as transmissões, os professores respondem ao vivo a perguntas dos estudantes enviadas pelo chat do aplicativo Rioeduca em Casa ou pelo WhatsApp (21 - 99184-4948).

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV aberta na Band (canal 7.2) e na TV a cabo pelo canal MultiRio (canal 26 e canal HD 526 da NET/Claro). As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vão ao ar novamente as reprises das aulas da Educação Infantil, das 19h às 20h, e as da Educação de Jovens e Adultos, das 20h às 20h30.

Os alunos também podem assistir às videoaulas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube, em listas de reprodução organizadas por ano. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.