ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Ciências: sistema nervoso, glândulas e a estrutura da Terra em Rioeduca na TV
16 Maio 2022 | Por Carla Araújo
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Videocaptura. Professora Isabela Gonçalves no estúdio da MultiRio em gravação de videoaula. Ela é uma professora negra, com cabelos encaracolados, pretos, na altura dos ombros e veste uma blusa florida em diferentes tons de rosa e roxo. Ela olha direto para a câmera com um sorriso e está parada ao lado de um quadro branco com uma imagem do esquema do sistema digestório.

A programação de videoaulas desta semana traz temas como as camadas que estruturam o planeta Terra, os sistemas do corpo humano e muito mais.

Durante a semana de 16 a 20 de maio, Rioeduca na TV apresenta videoaulas que trabalham temas de Ciências como os diferentes tipos de glândulas e as funções do sistema nervoso e do sistema digestório. A programação realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio traz aulas apresentadas por professores da Rede e destinadas a alunos da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As videoaulas vão ao ar na TV pelo canal MultiRio (26 e 526 da NET/Claro), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30. 

Entre as aulas desta segunda-feira (16), estão É a pura verdade, de Sala de Leitura, às 9h15, para o 1º ano; Dúvida na grafia?, às 9h45, para alunos do projeto Travessia; e Animação de criança, do Programa de Criança, às 16h, para Educação Infantil. Contando histórias, do Agora é com você, às 8h30, para o 3º ano; Expressões numéricas com números decimais, de Matemática, às 10h30, para o 8º ano; e Cálculos mentais no cotidiano, às 12h, para o EJA II, são algumas aulas de terça-feira (17).

Na quarta-feira (18), vão ao ar Sistema Nervoso, o poderoso chefão!, de Ciências, às 10h15, para o 7º ano; Conhecendo os tipos de glândulas, de Ciências, às 11h, para o 9º ano; e Natureza - Nosso maior bem!, às 11h45, para EJA I. Já na quinta (19), Escrevendo diálogos, do De olho na escrita, às 9h, para o 5º ano; e Territórios Indígenas e Quilombolas no Estado do Rio de Janeiro, de Geografia, às 10h, para o 6º ano; estão entre os temas. Colorful world, de Língua Inglesa, às 8h, para 1º e 2º anos; e Somente abro a boca quando tenho certeza, de Sala de Leitura, às 9h15, para alunos do projeto Carioca I; são algumas aulas de sexta-feira (20).

Videoaulas “mão na massa” 

Também fazem parte da programação as videoaulas “mão na massa” com novo formato e uma abordagem mais prática dos temas curriculares. Essas aulas trazem atividades, experiências e visitas externas, entre outros, propondo novas abordagens para habilidades curriculares já trabalhadas nas videoaulas “regulares” da programação. Voltadas para todos os anos de escolaridade são organizadas em “séries”: Programa de Criança, Agora é Com Você, Fique Ligado, Curiosidades, De Olho na Escrita e De Olho na Leitura, Língua Portuguesa em @ção, Onde Tem Matemática?, Se Liga na Ciência, #Segue na Rede, Por Aí e Curiosidades Históricas. 

Assista na TV, no YouTube e no app 

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV no canal MultiRio (canal 26 e canal HD 526 da NET/Claro). As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vão ao ar novamente as reprises das aulas da Educação Infantil, das 19h às 20h, e as da Educação de Jovens e Adultos, das 20h às 20h30. 

Os alunos também podem assistir às videoaulas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube, em listas de reprodução organizadas por ano. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp