ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Mercantilismo, Império Romano, abolicionismo e o movimento negro em destaque em Rioeduca na TV
30 Maio 2022 | Por Carla Araújo
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Videocaptura. Professora Bárbara Lisboa no estúdio das videoaulas Rioeduca na TV. A professora é uma mulher branca, de cabelos loiros e está sorrindo olhando para a câmera. Ela veste uma blusa de cor laranja e está sentada em frente a uma mesa com um livro e algumas folhas. Ao fundo o cenário tem uma parede na cor laranja e vários objetos de decoração como um relógio, alguns livros e uma planta.

Conteúdos de História são apresentados para os alunos de diversos anos de escolaridade

 As videoaulas da semana de 30 de maio a 03 de junho trabalham temas como a passagem do mercantilismo para o capitalismo, os fatores que contribuíram para a crise do Império Romano, as lutas de resistência à escravização no Brasil e muito mais. Rioeduca na TV, realizado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio, apresenta videoaulas que abordam temas de todos os componentes curriculares para alunos da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A programação vai ao ar na TV pelo canal MultiRio (26 e 526 da NET/Claro), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30.

Brincando com a água, às 7h30, para Educação Infantil; Um corajoso soldadinho, de Sala de Leitura, às 9h30, para o 2º ano; A new record!, de Língua Inglesa, às 11h30, para o 6º ano; são algumas aulas de segunda-feira (30). Na terça-feira (31), alguns destaques são as aulas Como é feito o arco-íris?, do Programa de Criança, às 7h45, para Educação Infantil; Matemática na biblioteca, às 9h45, para alunos do projeto Travessia; Tradição oral, que trabalha habilidades de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Educação Física, às 11h15, para o Carioca I; e COR além da crise, de Um Rio de Possibilidades, às 11h45, para a Educação de Jovens e Adultos.

Já na quarta-feira (1), vão ao ar Notas e moedas no dia a dia, às 8h30, para o 3º ano; Ciclo menstrual, de Ciências, às 11h, para o 9º ano; e MUHCAB na rede, do #Segue na Rede!, às 16h15, para o 6º e 7º anos. Animais reais e onde habitam, da série Curiosidades, às 11h45, para o 4º ano; Região sul: características socioeconômicas, de Geografia, às 10h30; e O valor da democracia, às 12h, para a EJA II; são as aulas de quinta-feira (2). Na sexta-feira (3), os destaque são: Are you ready to go back to school?, de Língua Inglesa, às 8h, para o 1º e 2º anos; O império eterno, de História, às 10h45, para o 7º ano; e O abolicionismo e o movimento negro, de História, às 11h, para o 9º ano.

As videoaulas “mão na massa”, com uma abordagem mais prática dos temas curriculares, também fazem parte da programação Rioeduca na TV. Essas aulas trazem atividades, experiências e visitas externas, entre outros, propondo novas abordagens para habilidades curriculares já trabalhadas nas videoaulas “regulares” da programação. Voltadas para todos os anos de escolaridade são organizadas em “séries”: Programa de Criança, Agora é Com Você, Fique Ligado, Curiosidades, De Olho na Escrita e De Olho na Leitura, Língua Portuguesa em @ção, Onde Tem Matemática?, Se Liga na Ciência, #Segue na Rede, Por Aí, Curiosidades Históricas e Um Rio de Possibilidades.

Assista na TV, no YouTube e no app

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV no canal MultiRio (canal 26 e canal HD 526 da NET/Claro). As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vão ao ar novamente as reprises das aulas da Educação Infantil, das 19h às 20h, e as da Educação de Jovens e Adultos, das 20h às 20h30.

Os alunos também podem assistir às videoaulas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube, em listas de reprodução organizadas por ano. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp